Ações para reassentamento de população atingida por rompimento de barragem são discutidas

Mariana,
11 de Maio de 2018

Com o objetivo de acelerar e alinhar os trabalhos de reassentamento das famílias de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, atingidas pelo rompimento da Barragem de Fundão, aconteceu, em Mariana, promovida pelo Ministério Público, mais uma reunião do grupo de trabalho. Participaram do encontro, representantes das áreas atingidas, o prefeito de Mariana, Duarte Júnior, com equipe de governo, Fundação Renova, integrantes do governo estadual, Cáritas e Ministério Público.

Foram debatidos temas como distância de Mariana em quilômetros para reassentamentos e prazo para assistência familiar por parte das empresas. Ficou decidido que as famílias se reunirão com a Cáritas para reanalisar as propostas e reapresentá-las a Renova para chegar a um acordo. Também ficou acordado que a partir da primeira etapa do processo de reassentamento, que é o levantamento de bens familiares, o projeto das novas residências pela Renova fica automaticamente liberado, mas aqueles que não desejarem um novo projeto, e apenas uma casa nova com novos moldes, em outra propriedade, estão livres das outras três etapas de entrevistas e levantamentos de dados.

Duarte Júnior, prefeito de Mariana, participou da reunião e ressaltou a importância das reuniões e a defesa dos atingidos. “Precisamos, cada vez mais, pensar nessas famílias que já perderam tanto. O tempo é precioso para os atingidos, por isso, seguimos acompanhando de perto as reuniões para que, juntos, possamos superar as muitas etapas que ainda faltam”, ressalta o chefe do executivo.

Foi divulgado, também, que a carta de conformidade do “Novo Bento” está prestes a ser aprovada. A Renova já apresentou a documentação solicitada e os conselheiros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental, o Codema, vão deliberar sobre o tema nos próximos dias, conforme as exigências das leis municipais. Já quanto aos nove decretos de desapropriação para o reassentamento, a Fundação Renova informou que já conseguiu as assinaturas necessárias e, após negociações, ficaram pendentes as assinaturas em cartório para finalizar o processo. As próxima reunião está marcada para o dia 22 de maio, e as seguintes para 06 e 20 de junho, onde serão dados andamentos e deliberações as assistências aos atingidos.

Ações para reassentamento de população atingida por rompimento de barragem são discutidasAções para reassentamento de população atingida por rompimento de barragem são discutidasAções para reassentamento de população atingida por rompimento de barragem são discutidas
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook