Associações de bairro discutem organização da Julifest

Itabirito,
29 de Março de 2016

Associações que quiserem participar da festa já podem se inscrever

O primeiro passo para a realização da Julifest já foi dado. Em reunião ocorrida no dia 09 de março, representantes da Prefeitura e das associações de bairro itabiritenses começaram a discutir as primeiras providências para a realização do evento. Na ocasião, o prefeito Alex Salvador abriu o encontro e falou sobre a importância da Julifest. Segundo ele, a Prefeitura está buscando patrocínios para a contratação dos artistas participantes e a intenção é que o valor investido pela administração municipal seja menos da metade do que na última edição da festa, em 2014.

“Na minha perspectiva a intenção é conseguir 100% dos acordos. A aceitação que estamos percebendo nas visitas demonstra a credibilidade do governo junto aos empresários. Podem esperar uma Julifest fantástica e com muito pouco dinheiro da Prefeitura em relação às outras edições para render bastante para a cidade”, afirmou o prefeito. Há a expectativa da Prefeitura que os maiores shows da Julifest sejam patrocinados de forma direta ou via leis de incentivo à cultura. Por enquanto, nenhum artista está confirmado.

Para o secretário de Patrimônio Cultural e Turismo, Ubiraney Figueiredo, é importante ressaltar que a Julifest tem o respaldo dos comerciários e lojistas de Itabirito, além de ser um evento muito bem quisto pela população. “A Julifest é um evento que movimenta muito a economia da cidade. Estamos em discussão com a Associação de Desenvolvimento Econômico e Social de Itabirito, com a CDL, com o Sindicato do Comércio e todos ressaltaram a importância da festa para movimentar a economia da cidade. Também temos pesquisas que mostram que a festa agrada a população até mais que o carnaval”, explicou.

Importante para as associações

Cerca de 30 pessoas, representantes de 18 associações de bairro estiveram presentes no encontro. Ficou definido que as associações devem protocolar a intenção de participar da Julifest até o dia 31 de março, no hall da Prefeitura. A antecedência é necessária para que seja possível trabalhar o planejamento do evento.

O presidente da Associação do Bairro Janhseck, Denilson de Lima, ressaltou que a Julifest movimenta a entidade e o bairro e também é um bom momento para arrecadar recursos para a Associação. “Ainda estamos investindo o dinheiro que conseguimos na última Julifest, em 2014. Nós providenciamos reformas, construção de um muro, pintura do salão, compra de utensílios e diversas outras ações para a comunidade”, conta.

Pensando em decoração

Os preparativos para a Julifest ainda nem começaram, mas a organização já pensa em ter uma decoração de encher os olhos. E, para isso, quer contar com a participação das Associações. A ideia é usar flores de papel crepom para fazer árvores nas entradas da Julifest. O intuito é homenagear uma figura típica da cidade, a senhora Sá Carolina, uma antiga beata que recolhia doações de flores na cidade para enfeitar os altares das igrejas itabiritenses.

Associações de bairro discutem organização da JulifestAssociações de bairro discutem organização da Julifest
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook