Ato contra o sucateamento do Suas é realizado em Mariana

Mariana,
06 de Outubro de 2017

Como foi divulgado a nível nacional, o Governo Federal, através de projeto de lei, pretende diminuir o repasse ao Sistema Único de Assistência Social. Na manhã do último dia 28 de setembro, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania promoveu um manifesto pacífico contra a ação. Caso o projeto seja aprovado haverá uma redução de 90% do repasse.

“A luta por nossa cidade e nosso país não vai parar! Mais uma vez mostramos a nossa força pelas ruas de Mariana. O nosso manifesto contra o sucateamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) teve uma adesão sensacional. Que as nossas palavras de ordem ecoem e nos tragam o resultado que esperamos, porque a diminuição do repasse não é somente um prejuízo para os que usufruem do sistema, mas sim para toda a população”, disse o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Juliano Barbosa, pontuando que todo o movimento será transformado em relatório pra que chegue aos responsáveis, seja na Casa Civil ou Câmara dos Deputados, aonde o projeto do rebaixamento do orçamento do ano que vem será votado.

O Sistema Único de Assistência Social, o Suas, é o responsável por gerir todo o recurso destinado às unidades do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência da Infância e Adolescência (Cria), o Recria Vida e também o Bolsa Família. Ainda de acordo com o secretário, os repasses já sofrem atrasos, hoje em quase 12 meses, e caso a situação permaneça, ou decline no próximo ano, o assistencialismo da cidade será totalmente engessado. “Vamos lutar para que isso não ocorra. Temos que mostrar que não podemos regredir nos trabalhos voltados diretamente às famílias que mais necessitam. Conseguimos uma evolução imensa nos últimos anos e seria lamentável o não investimento na área”, afirmou Juliano Barbosa.

Ato contra o sucateamento do Suas é realizado em Mariana - Foto de Raissa Alvarenga Ato contra o sucateamento do Suas é realizado em Mariana - Foto de Raissa Alvarenga
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook