Atração de novos investimentos para Outro Preto será prioridade no governo de Pimenta da Veiga

Itabirito, Mariana e Ouro Preto,
21 de Agosto de 2014

Candidato defende revisão da política de royalties da mineração e assegura preservação do patrimônio histórico, com estímulo às vocações locais

Primeiro município brasileiro a ser declarado Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, a economia de Ouro Preto depende significativamente do turismo e da mineração. Além disso, a cidade histórica tem vocação para se consolidar como um grande polo universitário, segundo destaca o candidato a governador pela Coligação Todos por Minas, Pimenta da Veiga (PSDB). Em seu Plano de Governo ele prevê inúmeras ações para preservar o patrimônio histórico datado do século XVIII e para atrair novos investimentos. Dentro deste conjunto de ações, Pimenta pretende, ainda, realizar em Minas uma revolução na educação, com o apoio dos professores, para formar mão de obra qualificada, apta a ocupar os postos de trabalho de alto nível oferecidos pelas indústrias.

“Vamos estimular as vocações de cada microrregião, desenvolver programas que tragam novas empresas e estou empenhado nisso. Estou discutindo com lideranças regionais para que nos possam dar sugestões, mas isso passa por questões tributárias, por possibilidades de financiamentos e estilo pessoal de cada empresa que possa vir. Estou certo que vamos atrair novas empresas que tragam empregos e renda para todas as regiões”, disse Pimenta da Veiga. “Queremos diversificar a economia, criar condições para que a economia se desenvolva e para que, com isso, as pessoas em Minas tenham mais oportunidades. Queremos que ninguém tenha a necessidade de sair de sua cidade em busca de emprego”, completou Pimenta.

Para preservar o patrimônio erguido no século XVIII em Ouro Preto e, também, para mudar a política dos royalties da mineração, Pimenta da Veiga destaca a importância da eleição do senador Aécio Neves (PSDB) para a Presidência da República. O novo marco regulatório da mineração, que vai elevar a política de cobrança dos royalties, beneficiando os Estados e municípios produtores, como Ouro Preto, está em debate no Congresso Nacional. A criação de um novo marco tem pleno apoio de Aécio Neves, que lidera um movimento nacional pela revisão do atual sistema, com vistas a beneficiar esta grande parcela de cidades mineiras.

Novos avanços

Além de enaltecer a importância de unir esforços na defesa pelos municípios que têm forte potencial na mineração, Pimenta da Veiga garante que vai avançar ainda mais em relação às ações já realizadas pelo Governo de Minas em Ouro Preto e região. Nos últimos anos, importantes indústrias metalúrgicas e de mineração se estabeleceram em Ouro Preto, como a Alcan Alumínio do Brasil, e a Vale. Já a Gerdau Açominas assinou, com o Governo de Minas, em novembro de 2013, protocolo de intenções para expandir as atividades da empresa em Ouro Preto e Ouro Branco. O investimento total será de R$ 5,6 bilhões e devem ser gerados mais de 2.000 empregos diretos.

Atração de novos investimentos para Outro Preto será prioridade no governo de Pimenta da Veiga
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook