Audiência pública debate tráfego de veículos pesados em Itabirito

Itabirito,
20 de Abril de 2015

Com o objetivo de debater o Projeto de Lei N°3/2015, que trata da restrição do tráfego de veículos pesados e tratores, assim como normas para operações de cargas e descargas em Itabirito, autoridades do município, juntamente com empresários da cidade, estiveram reunidos no plenário da Câmara na manhã da terça-feira (14).

No início do encontro o prefeito Alex Salvador destacou a importância da iniciativa, assim como esclareceu dúvidas dos presentes. “A população reivindica melhorias no trânsito há anos e vamos tomar providências. Itabirito não é uma cidade histórica, mas isso não quer dizer que veículos absurdamente pesados possam continuar danificando as estruturas das casas do Centro da cidade e principalmente as ruas e pavimentações. Nós não damos mais conta de fazer tanta operação tapa buraco e remendos com asfalto”, enfatizou Alex.

Já o Capitão da Polícia Militar, Gláucio Sigaud, que também participou da audiência, pontuou que um dos grandes problemas hoje em Itabirito é o trânsito, principalmente com o crescimento da frota. “Houve um aumento de mais de 130% da frota na última década, hoje são mais de 23 mil veículos cadastrados para uma cidade com 50 mil habitantes. Uma medida como esta suaviza a rotina na prestação de serviço, pois o problema muitas vezes não é só a infração de trânsito, mas a engenharia, o tráfico e a organização como um todo”, reafirmou o Capitão.

A realização da audiência pública foi em atendimento ao requerimento do vereador Leandro Silva Marques (PT), o Léo do Social, que pediu vista do projeto. O objetivo, segundo o vereador, era compreender quais os impactos que as medidas do projeto acarretariam para a cidade. “O prefeito especificou muito melhor que no projeto, foi bastante esclarecedor. Eu sugiro que o decreto seja bem detalhado, para que não se encontre margens para dar um jeitinho brasileiro”, sugeriu o vereador.

Os presentes também participaram com perguntas e sugestões, principalmente empresários da cidade que estavam com dúvidas. “Nós sentimos a dificuldade do trânsito no nosso dia a dia. Depois do encontro de hoje tenho certeza que o projeto é eficaz e será eficiente através da regulamentação com o decreto, pois foi embasamento na realidade de Itabirito”, ressaltou o empresário Rogério Hamilton Oliveira.

O projeto já foi aprovado em primeira discussão na Casa e depois de enviadas as sugestões ao executivo, o projeto volta para Casa para segunda votação e redação final. “Nós tivemos a segurança inicialmente de colocar em primeira votação, pois percebemos que é um projeto que é possível fazer em composição, pois vai ajudar tanto a comunidade quanto os empresários”, finalizou o presidente do Legislativo, o vereador Maximiliano Silva Baêta Fortes (PSB), o Max Fortes.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook