Autoridades ligadas à preservação patrimonial visitam restauração da Igreja São José e elogiam os trabalhos no local

Ouro Preto,
24 de Outubro de 2011

“Era uma jóia que estava oculta dentro deste enorme patrimônio de Ouro Preto”, salienta o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida

As obras de restauração da igreja São José estão adiantadas. O local recebeu a visita de autoridades internacionais que verificaram o andamento dos trabalhos de reforma no dia 7 de outubro. Entre elas, estava Norma Barbacci, diretora do Fundo do Monumento Mundial (World Monument Fund – WMF), sediado em Nova Iorque.

Norma Barbacci se mostrou satisfeita com a visita e afirmou ser “um trabalho muito profissional e completo, com técnicas e materiais modernos de restauração. A comunidade vai admirar bastante quando as obras terminarem porque vai descobrir um belo patrimônio que ficou desconhecido por décadas”. O presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, acrescentou que “era uma jóia que estava oculta dentro deste enorme patrimônio de Ouro Preto”.

“A obra de restauração da igreja de São José traz grande entusiasmo porque mostra uma verdadeira revolução. Pinturas que estavam encobertas por várias camadas e completamente ofuscadas pelo tom de cinza, hoje estão mostrando a riqueza de toda a ornamentação do interior do templo”, comemorou o prefeito Angelo Oswaldo.

Os trabalhos foram viabilizados por meio da Lei Rounet (de incentivo cultural), com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), no valor de aproximadamente R$ 1,4 milhão, e recursos complementares do WMF da ordem de U$ 120 mil dólares (cerca de R$ 212 mil). A restauração está sob a gestão da Fundação Museu de Arte Sacra da Paróquia do Pilar e apoio da Prefeitura de Ouro Preto, do Ministério da Cultura e do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan). Segundo o secretário de Patrimônio e Desenvolvimento Urbano, Gabriel Gobbi, todos os esforços estão voltados para que a obra seja concluída no primeiro semestre de 2012 e inaugurada em 19 de março, data que celebra o dia de São José.

Além do prefeito Angelo Oswaldo, também acompanharam Norma Barbacci, o secretário de Patrimônio e Desenvolvimento Urbano, Gabriel Gobbi; o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida; o diretor da Comissão de Patrimônio do Uruguai, Alberto Quintela; o padre Marcelo Santiago, pároco do Pilar; o diretor do Museu de Arte Sacra, Carlos José Aparecido de Oliveira, o Caju; e o procurador de Justiça de Minas Gerais, Marcos Paulo de Sousa Miranda.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook