Batizado e troca de graduações reúne ícones da capoeira em Itabirito

Itabirito,
03 de Novembro de 2017

Ao som do tradicional refrão paranauê, Itabirito sediou no último sábado, dia 28 de outubro, o 18º batizado e troca de graduações do grupo Cativeiro de Capoeira. Apoiada pela Prefeitura, por meio das secretarias de Patrimônio Cultural e Turismo e de Esporte e Lazer, a cerimônia aconteceu na quadra de esportes do Centro Educacional Municipal de Itabirito (Cemi).

"Mais uma vez, é um prazer estar ao lado do Grupo Cativeiro. A capoeira é uma manifestação da cultura popular brasileira, um patrimônio reconhecido. Itabirito hoje é referência na região, e reconhecemos o esforço, a beleza e o valor desse trabalho para o desenvolvimento da juventude local", destacou o secretário de Patrimônio Cultural e Turismo, Ubiraney Figueiredo.

Participaram do evento cerca de 150 capoeiristas, vindos de cidades como Belo Horizonte, Ouro Preto, Nova Lima, Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Varginha, Rio Acima, Ibiúna e Porto Alegre. A programação incluiu batizado - iniciação - e troca de faixa de 60 capoeiristas de Itabirito, além de formatura de três instrutores, um professor e dois contramestres.

Papel social e cultural da capoeira

A cerimônia foi conduzida pelo mestre Beto Braga e pelos contramestres Índio e Gilmar Capoeira, de Itabirito. "Pratico capoeira há 37 anos, sempre com seriedade, dignidade e boa conduta. A quem está se formando hoje, é importante deixar claro que o compromisso começa com a semente, com essas criancinhas que serão capoeiristas pelo resto da vida", relembrou Beto Braga.

Presença ilustre, o mestre Miguel Machado, presidente nacional e internacional do grupo Cativeiro, destacou o trabalho desenvolvido em Itabirito e ressaltou o "papel fundamental da capoeira" nos âmbitos social e cultural.

Sentimento compartilhado pelo contramestre Rafael Tassinari, de Porto Alegre. "A capoeira une brancos, negros, índios e insere educação. Na década de 1980, o mestre Miguel Machado foi a Porto Alegre e criou um grupo lá. Sou fruto do trabalho dele. Eu era um garoto de periferia, sem perspectivas de vida, hoje conheço boa parte do Brasil e dois países, tudo por meio da capoeira", exaltou.

Batizado e troca de graduações reúne ícones da capoeira em ItabiritoBatizado e troca de graduações reúne ícones da capoeira em ItabiritoBatizado e troca de graduações reúne ícones da capoeira em ItabiritoBatizado e troca de graduações reúne ícones da capoeira em ItabiritoBatizado e troca de graduações reúne ícones da capoeira em Itabirito
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook