Câmara barra verba para o Aterro Sanitário de Mariana

Mariana,
26 de Agosto de 2011

A obra do aterro sanitário de Mariana, localizado próximo à Rodovia Samarco, sentido mineradoras, ganha novos empecilhos. Projeto de autoria do executivo que determina a liberação de R$ 3,5 milhões para a continuidade de sua reestruturação sofreu derrota, na segunda-feira, 22, na Câmara de Mariana. O assunto traz à tona os possíveis prejuízos ao município, como a possibilidade de perda de recursos do ICMS ecológico.

O Projeto teria sido retirado pelo executivo em função da previsão do retorno de Terezinha Ramos à Prefeitura. Os vereadores Bruno Mol e Marcelo Macedo, do PSDB, não aceitaram apreciá-lo em única discussão e votação, e exigiram explicações. “O projeto requer uma análise melhor, já que o executivo retornou com ele a Casa. Precisamos ter a certeza que voltou na íntegra, tal qual foi aprovado recentemente pelos vereadores”, destaca o vereador Bruno Mol. O edil ainda defende a importância da obra. “Não somos contra o projeto; entendemos a necessidade de Mariana dar um tratamento e destinação adequada aos resíduos sólidos”, frisa Bruno.

A proposta não teria sido votada na reunião extraordinária da última sexta-feira, 19, por falta de quórum no legislativo. “A questão dos resíduos sólidos nos preocupa muito. Há um grande risco de o município perder a licença ambiental e recursos do ICMS Ecológico”, afirma a vereadora Aída Anacleto. Por outro lado, os riscos de perdas de verbas destinadas a projetos para a cidade batem à porta do município. Segundo o vereador Juliano Vasconcelos, o município devolverá R$ 1,8 milhões referente à irregularidades na execução do Programa Monumenta Bid. “Esse recurso chegou a ser investido na reforma de praças e casarões, porém ele foi aplicado de forma errônea pelo município que, infelizmente, terá que devolvê-lo, sob pena de não receber novos recursos do governo federal”, afirma o vereador.

Câmara barra verba para o Aterro Sanitário de Mariana
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook