Câmara de Ouro Preto homenageia Zé Pereira pelos seus 150 anos

,
14 de Julho de 2017

Fria noite de julho foi marcada por emoção e nostalgia, com um cortejo que distribuiu alegria pelas ladeiras ouro-pretanas

Dois mil e dezessete é o ano do Zé Pereira do Club dos Lacaios em Ouro Preto. Para celebrar os 150 anos da agremiação carnavalesca, a Câmara Municipal de Ouro Preto promoveu uma cerimônia em homenagem ao clube na noite dessa segunda-feira (10). Membros do grupo e familiares de pessoas que fizeram parte da história do Zé Pereira lotaram o Plenário do Legislativo, todos com o objetivo de festejar a trajetória do bloco.

“A Câmara não poderia deixar passar em branco os 150 anos do Zé Pereira dos Lacaios, uma homenagem muito bonita, na qual podemos ver praticamente quatro gerações do Club dos Lacaios. Foi emocionante ver a Casa cheia para reverenciar o bloco. É um clube carnavalesco formado pela família ouro-pretana, temos que valorizar e preservar este que é um símbolo da tradição e da cultura do povo da nossa cidade”, afirmou o presidente da Casa de Leis, vereador Wander Albuquerque (PDT).

A atual gestão do Zé Pereira, coordenada por Arthur Carneiro, aproveitou a solenidade para reverenciar a memória de pessoas que tiveram grande importância para a agremiação ao longo desses 150 anos. Em meio a muita emoção, foram concedidas diversas homenagens a familiares de ex-membros do clube já falecidos. O ponto alto da noite foi a homenagem a Roque Liberato Nolasco, figura conhecida nos desfiles do bloco vestido de “capetinha”. Aos 81 anos, Roque chorou diante do reconhecimento do clube e da Câmara sobre a sua atuação junto à agremiação da qual faz parte há 66 anos.

Para o prefeito Júlio Pimenta (PMDB), foi “uma emoção muito grande, e um dos eventos mais bonitos e emocionantes que eu já presenciei na Câmara Municipal de Ouro Preto. Rememorar pessoas tão ilustres que fizeram parte da nossa história e que participaram do Zé Pereira dos Lacaios, é relembrar a nossa infância. Para nós ouro-pretanos, que tivemos o privilégio desde criança de presenciar o clube desfilando, foi muito emocionante, especialmente com a presença viva de um dos membros mais antigos que é o Roque. O Zé Pereira dos Lacaios é o bloco carnavalesco mais antigo do País, um motivo de muito orgulho para todos nós”.

O cortejo do Zé Pereira saindo da Câmara, na praça Tiradentes, com destino à sede da agremiação, no bairro Antônio Dias, espantou o frio de uma típica noite de inverno ouro-pretano e foi distribuindo alegria e agregando mais pessoas por onde passou. No local, houve o descerramento de uma placa indicativa da sede do Zé Pereira doada pelo Legislativo municipal. O clima de nostalgia e contentamento encerrou a noite em uma comunhão entre autoridades, os membros do clube e os familiares dos homenageados e o público presente.

“A nossa sede parecia uma casa comum, às vezes era confundida até com outro clube. Agora, o turista que passar aqui na rua Santa Efigênia, por exemplo, vai identificar que aqui é o Zé Pereira”, explicou Arthur Carneiro, presidente da agremiação, sobre a placa indicativa concedida pela Câmara ao clube. “Agora temos mais responsabilidade e é de suma importância que a gente consiga manter a tradição e criar uma nova história para o Zé Pereira”, acrescenta.

A homenagem foi criada por meio do requerimento 109/2017, de autoria do presidente da Casa, Wander Albuquerque (PDT), e aprovado em Plenário por todos os vereadores. A cerimônia integra a programação oficial do Festival de Inverno Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2017, que este ano também aborda a temática 150 anos do Zé Pereira do Club dos Lacaios.

Câmara de Ouro Preto homenageia Zé Pereira pelos seus 150 anosCâmara de Ouro Preto homenageia Zé Pereira pelos seus 150 anosCâmara de Ouro Preto homenageia Zé Pereira pelos seus 150 anos
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook