Capacitação para Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias reúne dezenas de profissionais

Itabirito,
29 de Julho de 2011

No dia 20 de julho, cerca de 50 Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias participaram do último dia de Capacitação Epidemiológica, com o tema Dengue, na Casa de Cultura Maestro Dungas. Durante a capacitação, os agentes receberam orientações sobre os sintomas, métodos de prevenção, diagnóstico e ainda apresentaram os dados da pesquisa sobre a Dengue, que foi realizada por eles na cidade. “Com esses índices que estão sendo apresentados aqui hoje, nossa equipe já está em processo de estruturação da próxima campanha de combate à Dengue. Mantendo os dados eficazes, em que constatamos uma queda de 95% dos casos em Itabirito”, enfatiza Sabrina Leite, coordenadora de Educação em Saúde.

Segundo a agente comunitária Rita de Cássia dos Reis, cada bairro de Itabirito possui diferentes problemas e soluções, que deveriam ser conhecidas por todos os agentes. “Seria bastante interessante se todos nós pudéssemos identificar os problemas que existem em cada local e ainda conseguir ajudar os nossos colegas nas soluções, por isso, essa capacitação facilita nosso conhecimento diante dos índices que cada um conseguiu pesquisar”, destaca Rita.

Para a coordenadora técnica da Vigilância Epidemiológica, Nádia Fernandes Fiorilo, a capacitação visa interagir o trabalho das duas equipes, buscando resultados satisfatórios para a cidade. “Queremos promover a integração para que os agentes conheçam as funções um do outro, isso facilitará nosso trabalho de prevenção. Eles mesmos poderão detectar as áreas mais afetadas e os casos da doença, além de encaminhar os pacientes para as unidades de saúde para o tratamento”, finaliza a coordenadora.

A capacitação

Desde o começo de maio, os agentes participaram de cinco encontros e receberam orientações sobre diversos assuntos como: Tuberculose; Leishmaniose; Hanseníase; Raiva humana e animal e Dengue. Segundo a coordenadora técnica da Vigilância Epidemiológica, Nádia Fernandes Fiorilo, a ideia do curso surgiu da necessidade de expandir as funções de cada agente de saúde. “Nossa intenção é identificar as funções dos agentes para que eles e a população entendam como é importante o trabalho de cada um”, destaca.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook