Caps Infantil de Ouro Preto é referência em Minas Gerais

Ouro Preto,
14 de Julho de 2011

À convite da Gerência Regional de Saúde de Belo Horizonte, a equipe de saúde mental do Centro de Atenção Psicossocial da Infância e da Juventude de Ouro Preto (Caps - Infantil) tem realizado diversas viagens à capital para apresentar as ações desenvolvidas na rede do município. As atividades são reconhecidas pela qualidade do serviço prestado, com o total apoio da gestão municipal.

Para o diretor do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Carlos Eduardo Nunes Pereira (Kako), Ouro Preto tem se destacado em comparação a outros municípios. “Não há cidade que tenha conseguido avançar tanto na construção da rede ampliada de saúde mental. Nós temos hoje o CapsI, o Caps AD e o Caps Infantil. Isso já nos coloca como uma referência”, afirma.

Os números referentes ao centro comprovam esse destaque a nível estadual: são cerca de 200 atendimentos por semana. De acordo com a coordenadora do CapsI, Christine Vianna, o programa possui aproximadamente 850 prontuários nos seus três anos de existência. Ela adianta que o centro está passando por um credenciamento junto ao Ministério da Saúde, que auxiliará na captação de mais recursos.

Leiliane da Silva tem um filho de 16 anos que participa das atividades do CapsI desde sua criação em 2008. Leiliane afirma que o convívio de seu filho com outras pessoas melhorou muito após o acompanhamento que tem recebido. “Ele adora frequentar o centro, não perde uma reunião”.

Atualmente, a equipe do CapsI é formada por profissionais como médicos, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e pedagogas. O programa vai receber mais quatro profissionais para completar a equipe mínima exigida pelo Ministério da Saúde.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook