Cerca de 1,5 mil alunos de escolas municipais foram avaliados em prova estadual

Itabirito,
18 de Novembro de 2016

Avaliações do governo estadual foram aplicadas no dia 09 de novembro

Cerca de 1,5 mil alunos da rede municipal de Itabirito tiveram seus conhecimentos avaliados no dia 09 de novembro. Na ocasião, foram aplicadas as provas do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação (Simave), de responsabilidade do Governo do Estado de Minas Gerais. As avaliações do Sistema testam as habilidades dos estudantes em diferentes momentos do Ensino Fundamental e, em Itabirito, cerca de 1,5 mil alunos de escolas municipais fizeram as provas.

As avaliações foram aplicadas nas próprias escolas, com acompanhamento de servidores das instituições que foram capacitados para acompanhar as provas. Foram aplicadas avaliações do Proalfa (Programa de Avaliação da Alfabetização) e do Proeb (Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica). A primeira avalia os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental em suas habilidades de leitura e escrita, já o Proeb testa os conhecimentos de Português e Matemática dos estudantes do 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental, além do 1º e 3º anos do ensino médio. Este ano, contudo, foram avaliados apenas alunos do 5º e 9º anos. A rede municipal não tem alunos de ensino médio.

As provas do Proalfa duram uma hora e 30 minutos, já as provas do Proeb duram duas horas e meia. Ao fim das avaliações, os cadernos de prova são repassados para a Superintendência Regional de Ensino e seguem para correção. Posteriormente, os resultados ficam disponíveis para a Secretaria Municipal de Educação e também para cada uma das escolas. Segundo a diretora pedagógica Águida Mercês, os resultados são importantes para o avanço do sistema educacional.

“Nós usamos os resultados ao longo do ano. São importantes para verificarmos a tendência da nossa rede, para continuarmos com os pontos positivos e corrigirmos dificuldades. Também trabalhamos muito com os descritores, que ajudam a orientar trabalhos e avaliações internas”, afirma Águida.

Avaliação estadual

As avaliações do Simave são aplicadas em todas as redes públicas do Estado. Além do Ensino Fundamental, o Proeb avalia também estudantes do Ensino Médio. Em Itabirito, o Ensino Médio é de responsabilidade das redes estadual e federal. Em Minas Gerais, cerca de 280 mil estudantes da rede estadual e das redes municipais de ensino fizeram as provas do Proalfa e 618 mil farão os testes do Proeb.

Cerca de 1,5 mil alunos de escolas municipais foram avaliados em prova estadualCerca de 1,5 mil alunos de escolas municipais foram avaliados em prova estadual
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook