Orquestra Ouro Preto convida Desvio em apresentação única na Semana do Aleijadinho

Ouro Preto,
18 de Novembro de 2016

A Orquestra Ouro Preto, sob regência do maestro Rodrigo Toffolo, convida o Duo Desvio, dos percussionistas Leonardo Gorosito e Rafael Alberto, para um concerto especial intitulado C’Alma. O concerto será realizado às 20h30, na Igreja São Francisco de Assis, em Ouro Preto, no próximo sábado, dia 19 de novembro, às 20h30. A entrada é gratuita. A apresentação integra a programação da Semana do Aleijadinho.

Assinado pelo Duo Desvio, C’Alma é um concerto autoral, emoldurado pelos ritmos populares brasileiros com um toque de sofisticação do pensamento erudito. No concerto, instrumentos genuinamente brasileiros dão a textura rítmica para as melodias e harmonias do piano e do violão, unindo tradições distintas, seculares e modernas.

O repertório conta com 10 obras escritas para instrumentos de percussão e orquestra de cordas, além da estreia mundial de uma obra inédita: Concerto para Dois Pandeiros e Orquestra.

A Série Domingos Clássicos é uma parceria entre o Sesc Palladium e a Orquestra Ouro Preto. Assim, o centro cultural reforça sua missão de realizar ações para formação de público e democratização do acesso à cultura, valorizando a música de concerto.

Maestro Rodrigo Toffolo

Doutorando em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa, Mestre em Musicologia pelo Departamento de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rodrigo Toffolo é membro fundador e diretor artístico da Orquestra Ouro Preto, assumindo, em 2007 a regência titular do grupo.

Orquestra Ouro Preto

Uma das mais prestigiadas formações orquestrais do País, a Orquestra Ouro Preto tem como diretor artístico e regente titular o maestro Rodrigo Toffolo. Premiado nacionalmente, o grupo jovem vem se apresentando nas principais salas de concerto do Brasil e do mundo. A orquestra foi criada em 2000, e seu trabalho é marcado pelo experimentalismo e ineditismo.

Desvio

Formado pelos músicos e compositores Leonardo Gorosito e Rafael Alberto, Desvio desenvolve um trabalho autoral dedicado à música brasileira, mesclando as influências populares ao pensamento erudito.

Desvio tem suas peças executadas por músicos e duos de outros países, como França, Alemanha, Bélgica, Cingapura, Japão e, principalmente, Estados Unidos. E tem recebido encomendas de novas obras para percussão, trilhas sonoras de publicidade e espetáculos de dança. Sua recente produção é a trilha sonora do espetáculo “Pai” da Cia Antônio Nóbrega de Dança e do espetáculo “Da quadrinha ao galope beira-mar”, junto ao mesmo artista.

Atualmente, conta com três shows autorais: C’Alma (2016), Miniaturas (2014) e Cancioneiro (2013) - álbum lançado recentemente. Neste ano, Desvio fará um show em parceria com a Orquestra Ouro Preto, no qual C’Alma será executado em versão orquestral.

Orquestra Ouro Preto convida Desvio em apresentação única na Semana do Aleijadinho - Foto de Naty Torres
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook