Chuva castiga mais uma vez o bairro São Cristovão

Mariana,
16 de Janeiro de 2012

Durante todo o dia de sábado (7) fortes chuvas atingiram a cidade de Mariana e, mais uma vez, os moradores do bairro São Cristovão sofreram com o grande volume de água que elevou do Córrego do Canela.

O leito do córrego atingiu o nível da rua e quarenta e uma casas foram alagadas. A água chegou à altura da cintura dos moradores dentro das casas, aproxidamente 1 metro. Quatro famílias foram removidas das ruas Antônio Alves e José Vicente, por segurança. Uma idosa foi retirada de sua casa, na qual a água chegou a atingir a altura do tórax.

A Defesa Civil de Mariana e o Corpo de Bombeiros Militar trabalharam juntos novamente, contando com o apoio dos Bombeiros Voluntários que trabalharam sem muitos recursos. Essas equipes estiveram presentes no local no momento do alagamento para auxiliar e orientar as famílias atingidas. A situação no local já está normalizada. A Defesa Civil de Mariana segue monitorando o bairro, se colocando de prontidão para qualquer outra eventualidade.

Prefeita comparece ao local

A resposta do município se deu com o trabalho do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) que rapidamente normalizou a distribuição de água potável no local. Também estiveram presentes os agentes do DEMUTRAN e a Guarda Municipal, que ajudaram no socorro aos moradores. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, através do Conselho Tutelar, também ajudou os moradores. A Samarco disponibilizou um caminhão pipa para ajudar na limpeza do bairro e para ajudar na distribuição de água no local.

A prefeita Terezinha Ramos compareceu ao local e “ordenou que toda e qualquer ação que possa acabar com este problema no bairro São Cristovão deve ser feita com máxima urgência”.

Obras imediatas no local

O problema de alagamento no bairro São Cristovão se dá por causa do estreitamento em três metros feito em uma parte do Córrego do Canela localizado próximo ao CRIA e ao RECRIAVIDA quando um gabião foi feito no local, no início de 2011. Por isso, quando chove intensamente, a água não tem vazão e volta, ocupando o espaço do bairro São Cristovão e alagando as casas e ruas.

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos iniciou na tarde da última segunda (09) com o auxílio de duas retroescavadeiras, o desassoreamento de todo o Córrego do Canela e está sendo feito um alargamento da seção do Córrego entre o bairro Vila Maquiné e o Almoxarifado Central.

Grupo de jovens dão apoio às famílias atingidas pela chuva

No sábado (7) pela noite e no domingo (8) pela manhã, o Clube dos “Desbravadores Itacolomi”, formado por jovens de Mariana, auxiliaram na limpeza das casas alagadas no Bairro São Cristovão e deram apoio às famílias atingidas pela chuva. O grupo é coordenado por Alan Philip da Silva e conta com, aproximadamente, 35 crianças de diferentes estratas sociais, com idades entre 10 a 15 anos. Os Desbravadores trabalham em equipe procurando ser úteis à comunidade. Prestam socorro em calamidades e participam ativamente de campanhas comunitárias para ajudar pessoas carentes.

A sede do grupo se localiza na Rua do Catete 87, onde são realizadas reuniões semanais a fim de desenvolver os talentos, habilidades e percepções das crianças, buscando retirar as crianças das ruas e combater o uso do fumo, álcool e drogas. O Clube dos Desbravadores está presente em mais de 160 países, com 90 mil sedes e mais de dois milhões de participantes.

Paróquia Sagrado Coração de Jesus promove almoço solidário

O padre Luiz Cláudio, da paróquia Sagrado Coração de Jesus, movimentou toda a comunidade para colaborar com os atingidos pela chuva no bairro São Cristovão. Foi feito um almoço solidário no domingo (08) onde toda a renda foi revertida para a comunidade de São Judas, que abrange o bairro São Cristovão. Além disso, vários donativos foram recolhidos para ajudar estes moradores.

Agradecimentos

A Prefeitura Municipal de Mariana agradece aos diversos apoios que compareceram ao local para ajudar os moradores do bairro São Cristovão: Bombeiros Civis, Demutran, Conselho Tutelar, Guarda Municipal, Vix – Samarco, SAAE, Ação Social, etc.

Chuva castiga mais uma vez o bairro São CristovãoChuva castiga mais uma vez o bairro São CristovãoChuva castiga mais uma vez o bairro São CristovãoChuva castiga mais uma vez o bairro São CristovãoChuva castiga mais uma vez o bairro São Cristovão
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook