Cine Vila Rica realiza mostra sobre retomada do cinema nacional

Ouro Preto,
05 de Agosto de 2016

Dentre os filmes exibidos estão obras lançadas após os anos 2000, época de fervor do “novo cinema nacional”

O Cine Teatro Vila Rica, espaço cultural dedicado à memória e preservação do cinema enquanto expressão cultural em Ouro Preto realiza, desde 2 até 7 de agosto, a segunda etapa da programação dedicada ao cinema nacional. Na última semana tiveram destaque filmes que remontavam, de forma alegórica, a história do Brasil em diversas vertentes. Já nessa mostra, tem destaque os filmes que marcaram a chamada “Retomada do Cinema Brasileiro”. O que caracteriza esses filmes é, principalmente, a data de seus lançamentos, todos a partir dos anos 2000.

A retomada do cinema nacional aconteceu, segundo estudiosos da área, a partir da criação da Lei do Audiovisual, em 1993. Desde os anos 1980, quando foi extinta a Embrafilmes, empresa de fomento às criações nacionais, o cinema no país carecia de um incentivo para que pudesse, tanto na técnicas, quanto nos temas, ter sua unidade reconhecida.

Desse movimento surgiram obras como Carandiru, Bicho de Sete Cabeças, e Abril Despedaçado, além de obras mais recentes que elucidam, de várias formas, a organização social do Brasil pós-ditadura civil militar, quando o cinema brasileiro foi sufocado pela censura.

Ao todo são exibidos 12 filmes na mostra, com sessões diárias às 18h e 20h, e com entrada gratuita. Na programação infantil, realizada sempre aos sábados e domingos às 16h, estão em cartaz os filmes Irmão Urso (dia 6) e Todos os Cães Merecem o Céu (dia 7). Confirma a programação:

Sexta-feira (5 de agosto)

18H - À Deriva

20H - O Som ao Redor

Sábado (6 de agosto)

16H – Irmão Urso (Infantil)

18H – O Homem que Copiava

20H – Carandiru

Domingo (7 de agosto)

16H – Todos os Cães Merecem o Céu (Infantil)

18H – Saneamento Básico

20H – Antes que o Mundo Acabe

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook