Com presença de Pimentel, Fórum dos Prefeitos discute o andamento das ações compensatórias pós-tragédia

Mariana,
27 de Outubro de 2017

Com brusca queda nas arrecadações, cerca de 30 municípios compareceram ao encontro realizado em Caratinga (MG) e cobram mais agilidade nas demandas

Com o objetivo de dar continuidade aos debates referentes à agilidade das ações de compensação e reparação decorrentes do rompimento da barragem de Fundão, foi realizado o segundo encontro do Fórum Permanente dos Prefeitos do Rio Doce, na quinta-feira (19) na cidade de Caratinga (MG). Contando com a presença do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, dos secretários de Estado de Agricultura, Pedro Leitão, de Governo, Odair Cunha, do adjunto de Meio Ambiente, Germano Oliveira, de representantes do Ministério Público, do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), da Fundação Renova e de 29 prefeitos municipais.

Segundo o governador Fernando Pimentel, a reunião de todos os gestores dos municípios atingidos mostra responsabilidade e compromisso em prol do desenvolvimento econômico e social das cidades mineiras. "Fiz questão de estar presente no segundo Encontro do Fórum, porque realmente é preciso que certas ações aconteçam de forma coerente e objetiva. Quero ressaltar que o Governo do Estado está junto aos municípios sempre e que não abrimos mão disso. Estamos criando a secretaria executiva do CIF, que é uma coisa que estava fazendo falta. Precisamos de um órgão permanente dedicado a acompanhar os trabalhos da Fundação Renova, acelerar, cobrar, para não ficar uma coisa burocrática e demorada. Essa secretaria que estamos constituindo, mais o fórum de prefeitos, são fundamentais", disse.

A reunião ficou marcada por apresentações, debates e também pela formalização de documentos referentes à soluções imediatas para os graves problemas vividos pelas cidades. Uma das reivindicações levantadas pelos gestores foi com relação à contratação de mão de obra local por parte da Fundação Renova. "Estamos tendo que ser mais ativos em algumas questões com a Fundação. A contratação de mão de obra local é umas das nossas maiores prioridades e isso não tem sido feito com o zelo que é preciso. Não podemos e não vamos permitir descaso com a nossa população", afirmou prefeito de Mariana, Duarte Júnior.

Durante o encontro também foram formalizados documentos referentes à soluções mais imediatas para os municípios atingidos. Com base nisso, todos os gestores assinaram juntos cartas para devidos órgãos competentes. “Endereçamos cartas para o Comitê Interfederativo (CIF), na pessoa da presidente Suely, a fim de solicitar questões de cronograma mais claros, prazos para cumprimentos e destinação de recursos com relação aos trabalhos da Fundação”, comentou Duarte. O próximo encontro do Fórum Permanente dos Prefeitos do Rio Doce será realizado em Governador Valadares (MG).

Com presença de Pimentel, Fórum dos Prefeitos discute o andamento das ações compensatórias pós-tragédia - Foto de Kíria Ribeiro
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook