Secretaria de Saúde realiza ação especial em comemoração ao Dia do Dentista

Itabirito,
27 de Outubro de 2017

Em comemoração ao Dia do Dentista, celebrado no dia 25 de outubro, a equipe de saúde bucal da Prefeitura de Itabirito realizou atividades educativas com a população na Praça da Estação nos dias 23 e 24. Entre as ações desenvolvidas, estavam a escovação supervisionada, orientações sobre a prevenção do câncer bucal e distribuição de kits de higiene bucal.

Nos dois dias, cerca de 200 pessoas foram beneficiadas com a iniciativa. De acordo com a assessora de procedimentos coletivos do CEO, Andreia Horta, o objetivo da ação é realizar atividades preventivas com pessoas de todas as idades. “Geralmente este trabalho é realizado nas escolas, com crianças e adolescentes. Com esta ação, conseguimos alcançar também os adultos e idosos. Percebemos que as pessoas ficaram bem interessadas nas orientações, já que muitas não tinham tanto conhecimento sobre o assunto e, principalmente, sobre a prevenção do câncer bucal”, explica.

Para a moradora do bairro Calçadas Elza Campideli, as orientações foram muito importantes. “Não tinha conhecimento de muitas informações que recebi aqui. Agora vou colocar em prática e cuidar melhor da minha saúde bucal”, disse. “As orientações foram muito boas. Vou ensinar tudo que aprendi para a minha netinha”, completou Maria Helena Gonçalves Teixeira, do bairro Bela Vista.

Câncer Bucal

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 15 mil novos casos de câncer de boca são diagnosticados por ano no Brasil. Os sintomas são sutis, fazendo com que a doença seja detectada em estágio avançado na maioria dos casos.

Por isso, é importante estar atento aos sinais. Os sintomas mais comuns são feridas sem cicatrização há mais de duas semanas, aumento do volume da gengiva ou da língua, sangramento repentino em qualquer lugar dos lábios ou da boca, aparecimento de mancha branca ou úlcera no lábio, nódulos na boca ou pescoço e desconforto no uso de próteses já adaptadas.

Os principais fatores de risco do câncer de boca são o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas. Para prevenir a doença é recomendada a escovação dos dentes quatro vezes ao dia, uso de fio dental e uma dieta rica em proteínas, vitaminas e minerais.

Caso identifique qualquer um dos sintomas, o paciente deve entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua referência.

Secretaria de Saúde realiza ação especial em comemoração ao Dia do Dentista
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook