Confira como anda a Transposição do Córrego do Catete

Mariana,
19 de Setembro de 2011

No último dia 31, após ser reconduzida ao cargo de prefeita de Mariana, Terezinha Ramos solicitou à Secretaria de Obras e Serviços Públicos que tomasse conhecimento do contrato Nº 0152/2011, referente à obra da Transposição do Córrego do Catete. De acordo com o contrato, a obra tem valor global de R$ 20.147.348,10, desta quantia, aproximadamente quatro milhões já foram faturados. O contrato tem vencimento previsto para o dia 15 de novembro.

O atual secretário de Obras e Serviços Públicos, Altair Marchetti Júnior, conversou também com técnicos da Completa Engenharia (responsável pela execução da obra) e com os responsáveis pelo projeto da transposição, Prof. Dr. Romero César Gomes e o Engenheiro Roberto Almeida Cunha Filgueiras. Deste diálogo, fora informado que houve modificações na proposta original do serviço, devido às condições do terreno. Estas mudanças “visavam à melhoria na eficiência da obra”.

Tais alterações fizeram com que a técnica do “túnel bala” fosse utilizada somente em parte da obra, no trecho da Rodoviária à região do encontro da Avenida Nossa Senhora do Carmo com a Rua do Catete. Também foram inseridos no processo de reestruturação; obras em gabião para proteção de encostas, direcionamento e quebra de energia do curso d’água no terreno próximo à Rodoviária, drenagem superficial de toda a Avenida Nossa Senhora do Carmo, recuperação do trecho do córrego a céu aberto a ser isolado, próximo ao Posto Sorriso e ainda a inclusão de quatro novos postos de ataque no trecho.

Outras reformas serão necessárias para complementação da transposição, como o rebaixamento e reforço do canal da Rua do Catete, e a sua interligação ao Ribeirão do Carmo.

Em números, o trecho total a ser beneficiado com a instalação do túnel bala é de 1.048,44 m, cerca de 1km. Deste total, já foram concluídos 314,15 m. De acordo com técnicos e responsáveis pela execução da obra, registra-se hoje considerável atraso em relação ao cronograma previsto.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook