Conversas Comunitárias começam com casa cheia

Ouro Preto,
07 de Julho de 2015

Iniciativa busca facilitar a transparência e o diálogo da Prefeitura

Mais de 70 pessoas encheram o auditório da Prefeitura na noite de terça-feira, 30 de junho, para participar do novo programa da Prefeitura: as Conversas Comunitárias. A idéia é promover encontros para tratar de assuntos específicos envolvendo a comunidade.

A primeira Conversa foi sobre o Turismo em Ouro Preto. O secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Felipe Vecchia, fez uma apresentação para representantes de associações de moradores, do curso de Turismo da UFOP, do Conselho Municipal de Turismo, do Fórum da Igualdade Racial, hoteleiros, proprietários de restaurantes e outros. Pela Prefeitura, estiveram presentes o vice prefeito Chiquinho Xavier, os secretários de Educação, José César de Sousa, de Governo, Flávio Andrade, e do Meio Ambiente, Érika Curtiss, e o procurador geral Kleyton Pereira.

Felipe falou do funcionamento e das ações da Secretaria. Informou sobre o calendário de eventos, o Plano Municipal de Turismo e o projeto de sinalização turística ora em implantação na cidade e nos distritos. A reunião foi avaliada de maneira positiva pelo secretário. “Houve um diálogo fácil, com perguntas pertinentes. Acho que foi bastante esclarecedor para a comunidade”, observa.

A presidente da Associação dos Moradores da Chapada, Ana Conceição Guimarães, a Preta, valoriza a abertura ao diálogo nestas reuniões. “A iniciativa da Prefeitura é excelente. Percebi os debates e perguntas feitas ao secretário e ele, em nenhum momento, se recusou a responder”, relata.

Valmir Hilário, o Tatí, que preside a Associação de Moradores do Morro da Queimada e é também guia de turismo, acredita que reuniões como essa são um passo inicial para a resolução de problemas da cidade. “É preciso plantar para colher, e a primeira semente está sendo plantada. Primeiro acontece a ação, depois será cobrada a reação”, afirma.

Eliane Aparecida, representante do Festival de Culinária de Santo Antônio do Salto, espera que mais reuniões aconteçam nos próximos meses. “Reuniões assim são ótimas para que possamos trazer os problemas das nossas comunidades e instituições. Só dialogando podemos melhorar”, finaliza.

A comunidade tem respondido de maneira efetiva ao chamamento ao diálogo feito pela Prefeitura. Estiveram presentes neste evento as Associações de Moradores de Santo Antônio do Leite, da Chapada, do Antônio Dias, de Saramenha de Cima, da Bauxita, de Santa Rita e da Vila Antônio Pereira.

Conversas Comunitárias começam com casa cheia
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook