Copa Minas de Downhill atrai multidão para o Alto do Cristo

Itabirito,
15 de Junho de 2018

Prova reuniu atletas de todo o Brasil em Itabirito

O fim de semana foi de muita adrenalina no alto do Cristo, em Itabirito. No domingo, 10, o local foi palco da etapa única da Copa Minas de Downhill, prova de 1800m de descida em alta velocidade com obstáculos, que contou com 125 atletas de todo o Brasil. No dia anterior, os ciclistas aproveitaram a pista, uma das mais tradicionais do país, para se prepararem.

A corrida, disputada em 13 categorias, também contou pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e reuniu grandes nomes do esporte. “A pista de Itabirito é consagrada e, por isso, atrai atletas de ponta de todo o Brasil. Esta prova é muito importante e sem o apoio da Prefeitura seria difícil realizá-la”, explicou o organizador, Bráulio Piacesi.

Para o secretário de Esportes e Lazer, Alessandro Massaini, a competição é de grande importância para a cidade. “Esta é uma das provas mais tradicionais de Itabirito e muita gente espera o ano inteiro para vir aqui no Alto do Cristo acompanhar o evento. Além de servir como um incentivo para os atletas locais, atrai muitas pessoas de fora, gerando boa movimentação econômica para o município”, disse.

Valorização do esporte local

Ter uma prova com contagem de pontos para o ranking nacional é uma forma de incentivo para os diversos atletas locais que praticam a modalidade. “É muito importante ter uma prova desta qualidade em nossa cidade, principalmente para nós mulheres, que ainda temos pouco apoio. É mais uma oportunidade de mostrar nosso trabalho e conquistar pontos”, explico a itabiritense Carolina Epifânia.

Mas não foram apenas os atletas que acordaram cedo no domingo para ir ao Alto do Cristo. Centenas de pessoas foram ao local para acompanhar a competição. “É muito legal poder acompanhar um esporte totalmente diferente em nossa cidade. Todo ano venho assistir e é sempre muito bom”, falou Ana Carolina Santos.

Pista consagrada

A tradição da pista de Itabirito é responsável por atrair dezenas de atletas de vários locais do país. Participando da prova pela primeira vez, Gabriel Giovannini, de Indaiatuba, no interior paulista, conquistou o terceiro lugar da categoria elite masculino. “Nunca havia vindo em Itabirito, mas meu pai, que também competia na categoria elite, já havia competido aqui várias vezes. A pista é muito boa e diferente. Gostei de participar e pretendo voltar nos próximos anos”, disse.

A distância também não foi obstáculo para Otávio Braz, de São Gotardo. Competidor da categoria júnior, o atleta veio a Itabirito pelo segundo ano consecutivo. “A prova é muito bem organizada e de qualidade. A pista tem muita tradição, então é importante participar da corrida”, afirma.

Copa Minas de Downhill atrai multidão para o Alto do CristoCopa Minas de Downhill atrai multidão para o Alto do CristoCopa Minas de Downhill atrai multidão para o Alto do CristoCopa Minas de Downhill atrai multidão para o Alto do CristoCopa Minas de Downhill atrai multidão para o Alto do Cristo
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook