Cras “Maria Loura”: atenção especial para quem mais precisa

Itabirito,
01 de Dezembro de 2017

Prefeitura de Itabirito inaugurou mais um espaço público de política de Assistência Social

Agora, Itabirito conta com mais um espaço para beneficiar a população. A gestão municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, inaugurou no dia 25 de novembro, mais um Centro de Referência de Assistência Social – Cras Maria Loura, no bairro Nossa Senhora de Fátima. Além deste, o novo Cras atenderá os bairros Cohab, Santo Antônio, Esperança, Capanema, Marzagão, Agostinho Rodrigues, Quinta dos Inconfidentes, Dona Lila e Peróbas.

O Cras Maria Loura é mais uma a porta de entrada para que famílias usufruam do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que é um direito constitucional previsto ao cidadão. O espaço promove a oferta qualificada de serviços, programas, projetos e benefícios sócioassistênciais a todos aqueles que deles necessitarem.

Para o prefeito de Itabirito, Alex Salvador, a inauguração foi um momento marcante para a história do município. “Trabalhamos arduamente por todos, mas, em especial, para quem mais precisa. Este novo Cras é só mais um exemplo do nosso compromisso com Itabirito e com a qualidade de vida do cidadão itabiritense”.

A secretária de Assistência Social, Jussara Vieira, afirmou que “é uma satisfação entregar mais um espaço público onde vamos assegurar os serviços de assistência social. Como vemos em nossos noticiários, estamos vivendo em um momento em que os serviços públicos, tanto da Saúde quanto da Assistência, estão sendo fechados no país ou em situações precárias. Em Itabirito a realidade é outra. Entregamos Unidades Básicas de Saúde, apartamentos do Conjunto Habitacional Morada Viva, Polo de Educação Infantil, poliesportivo, entre outros, todos com um funcionamento de excelência. O sentimento é de gratidão por fazer parte desta gestão, como secretaria de Assistência Social”.

A usuária do Sistema Único de Assistência Social e representante do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Rosangela Serra, expressou sua felicidade. "Sou beneficiária do serviço e posso afirmar que é uma honra participar desse momento. As aulas de Ioga são muito mais que exercícios físicos, são momentos especiais onde nos reunimos para buscar o equilíbrio emocional afetivo e social. E isso tudo só é possível graças ao dinamismo do Serviço de Proteção Social e Assistência Social da nossa cidade, que visa à convivência e o fortalecimento de vínculos. Agradeço a todos os membros desta diretoria, aos monitores, ao prefeito Alex, e a cada um que na sua especialidade contribui para a melhoria da qualidade de vida do povo de Itabirito”.

Homenagem

Maria Aparecida Resende, conhecida como Maria Loura – natural de Astolfo Dutra, Minas Gerais – nasceu em 30 de maio de 1927. Mudou-se para Itabirito em 1969, na companhia do marido, Geraldo Resende De Carvalho. Na cidade, viveu por 47 anos e teve participação fundamental na construção do bairro Nossa Senhora de Fátima. Desde os 11 anos, já exercia a função de benzedeira, atendendo a todos que a procuravam. Em Itabirito, não foi diferente. Muitos vieram até Maria Loura, que se tornou conhecida e amada na região. Teve 21 filhos e, atualmente, 11 estão vivos. São 51 netos e 69 bisnetos (uma bisnetinha está a caminho). Maria Loura faleceu em 20 de outubro de 2007. Juarez Antônio Borges, filho da homenageada, participou do evento e, em nome de sua família, agradeceu a iniciativa. “Minha mãe foi ‘mãe de Itabirito’ e junto à inauguração do Cras, a memória dela renasceu. Nossa família se uniu outra vez e agradecemos muito a Prefeitura por ter realizado esta maravilhosa homenagem”.

Serviços ofertados

Moradores do bairro se sentiram muito contemplados. É o caso de Maria Aparecida da Silva, usuária do Suas. “A inauguração do Cras em nosso bairro é muito importante, pois agora vai ficar muito mais pertinho. A Prefeitura está investindo ainda mais na nossa região, trazendo novidades e coisas boas para a comunidade que mais precisa. Aqui vamos ter muitas atividades para nossas crianças e adolescentes, adultos e idosos, toda a família”.

No Cras, a família recebe atendimentos e orientações com uma equipe técnica formada por assistentes sociais e psicólogos sobre:

  • Inclusão de famílias no Cadastro Único Para Programas Sociais (Cadúnico);
  • Em programas de transferência de renda;
  • Concessão de benefícios eventuais (como cesta básica, auxílios financeiros, kit natalidade e outros);
  • Encaminhamentos e orientações a toda rede de serviços de Itabirito;
  • Atividades diversas por meio do Serviço de Convivência, em parceria com a Associação Itabiritense Amor Exigente.
Cras “Maria Loura”: atenção especial para quem mais precisaCras “Maria Loura”: atenção especial para quem mais precisaCras “Maria Loura”: atenção especial para quem mais precisa
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook