1º de Dezembro – Dia Mundial de Combate a AIDS

Ouro Preto,
01 de Dezembro de 2017

Hoje, sexta-feira, dia 1º de dezembro, é celebrado o Dia Mundial de Combate a AIDS e a Secretaria Municipal de Saúde participa ativamente desta luta com a realização do Dia D Contra a AIDS - uma grande ação para prevenção e diagnóstico da doença. São oferecidos testes gratuitos para a população buscando a identificação da AIDS e também da Sífilis. Os testes estão sendo realizados na sede da Associação Comercial, localizada a Rua São José n.132, Centro de Ouro Preto, até às 16h.

O Dia D Contra a AIDS é realizado pelo setor de Vigilância Sanitária, por meio do Serviço de Atenção Especializada (SAE) / Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) / Unidade de Dispensadora de Medicamentos (UDM), e conta com apoio das equipes de Zoonoses e Vigilância Ambiental, as quais estarão nas imediações do local da Testagem, e também da equipe do CAPS-AD, que exibirá o filme “Filadélfia” e, logo após, realizará uma Roda de Conversa sobre a doença - as duas ações serão realizadas no Cine Vila Rica. Haverá também, em frente ao cinema, divulgação da testagem rápida e distribuição de materiais.

Nos demais dias, os interessados poderão se dirigir à Unidade Básica de Saúde do Bairro ou fazer contato com o SAE de Ouro Preto pelo telefone 31 3551-7699.

Sobre o teste rápido

O Teste Rápido é um método eficaz e simples para o diagnóstico de HIV, possibilitando o maior acesso e adesão aos usuários. A realização da testagem rápida é realizada por profissionais capacitados para prestar uma assistência integral e de qualidade. Para que a população tenha acesso a testagem rápida para o HIV/Sífilis/Hepatites Virais, Minas Gerais conta com 71 Serviços de Atendimento Especializados (SAE) e nas Unidades Básicas de Saúde. Em Ouro Preto o telefone do SAE/CTA é (31) 3551-7699. Endereço: UPA/Policlínica de Ouro Preto. Av. Mecânico José Português s/n, bairro São Cristóvão.

Quem pode participar? Qualquer pessoa, independentemente da idade.

Sobre a AIDS

A AIDS é uma doença séria e afeta todo o mundo. Por isso, disseminar informações sobre a doença e sua forma de prevenção é muito importante. Como ponto de mobilização e conscientização da população, o Dia Mundial de Luta contra a AIDS é celebrado no dia 1º de Dezembro, e a data visa reforçar também a solidariedade e o respeito em relação às pessoas infectadas pelo HIV. Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), o Brasil é referência internacional no tratamento de AIDS, disponibilizando ao cidadão o coquetel de medicamentos, bem como o acesso gratuito a testagem de sorologia e ao preservativo (camisinha).

Crescimento da AIDS em Minas Gerais

Em Minas Gerais, entre os anos de 2010 e 2015, foram diagnosticados mais de 18.602 casos de HIV/AIDS, sinalizando uma tendência de crescimento progressiva de 10% ao ano. Em relação a incidência, também houve aumento no Estado neste período, chegando a 20,4 pessoas a cada 100 mil habitantes. Em 2016, no período de janeiro a 21 de novembro, foram diagnosticadas 2.741 com a doença em Minas. Atualmente, em Minas Gerais existem, aproximadamente, 40 mil casos de HIV/AIDS confirmados.

Transmissão

A transmissão do HIV se dá principalmente por via sexual, seja ela anal, vaginal ou oral. Outras formas de transmissão são por meio da transfusão de sangue contaminado e seus derivados; através do uso de drogas injetáveis e compartilhamento de seringas, canudos e cachimbos; materiais perfuro-cortantes não esterilizados; ou por meio da transmissão vertical de mãe para filho. Vale destacar que, mesmo assintomático, o portador pode continuar a transmitir o vírus. Por outro lado, o vírus do HIV NÃO SE TRANSMITE através do beijo, abraço, aperto de mão, por meio do uso de copos e talheres compartilhados, de piscina e sauna.

Evitar a AIDS não é difícil! Fique atento para as recomendações abaixo:

  • Uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais;
  • Não compartilhamentos de agulhas, seringas, canudos, cachimbos;
  • Uso de material esterilizado na aplicação de tatuagens e piercings;
  • Realização de pré-natal com exames, na gestação;
  • Evitar transfusão sanguínea sem o controle rigoroso das bolsas;
  • Evitar materiais não esterilizados em clínicas odontológicas, nas manicures, barbearias, etc;
  • Evitar o uso abusivo de álcool e outras drogas ilícitas. Elas podem alterar o nível de consciência do indivíduo e a capacidade de tomar decisões sobre a forma de se proteger.

Qual a diferença entre HIV e AIDS

O HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Este vírus ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

A AIDS é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada, é causada pelo HIV. Como esse vírus ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer. O próprio tratamento dessas doenças fica prejudicado. Hoje em dia, é possível ser soropositivo e viver com qualidade de vida. Basta tomar os medicamentos indicados e seguir corretamente as recomendações médicas. Saber precocemente da doença é fundamental para aumentar ainda mais a sobrevida da pessoa.

1º de Dezembro – Dia Mundial de Combate a AIDS
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook