CREAS promove campanha contra o abuso sexual de crianças e adolescentes

Ouro Preto,
25 de Maio de 2018

O Centro de Referência Especializado em Assistência Social de Ouro Preto, CREAS, deu início a uma campanha extensiva de conscientização e prevenção contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A campanha teve início na Escola Municipal Professora Haydeé Antunes, em Cachoeira do Campo, no dia 18 de maio, data estabelecida como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A campanha foi desenvolvida pela psicóloga do CREAS, Carina Cristiane de Lemos, e pela coordenadora do CREAS, Adriana Cássia de Jesus. De acordo com a psicóloga Carina, a ideia desta campanha é orientar desde cedo as crianças sobre a diferença entre carinho e toque para que elas saibam diferenciar os que são permitidos dos que não são, e como buscar ajuda em caso de abusos. “Este ano, o foco da nossa campanha são as crianças que são as vítimas desse tipo de violência e por meio de um conteúdo lúdico iremos ensinar a diferenciar o carinho do abuso, a dizer não quando algum toque acontecer e principalmente, a pedir ajuda a alguém da sua confiança”, afirma.

A primeira ação da campanha envolveu cerca de 250 alunos com idades de 6 a 11 anos, que ainda receberam uma cartilha para ser levada para casa, para leitura dos pais e responsáveis. Ângela Maria, coordenadora pedagógica da escola, conta que “esta ação é muito relevante! A gente percebe no dia a dia que estes casos acontecem e que, com a orientação correta, as crianças criam coragem para pedir ajuda.”

A coordenadora do CREAS, Adriana Cássia de Jesus, afirma que ações como esta têm resultado imediato por meio dos encaminhamentos que chegam ao CREAS. “Os professores são grandes aliados na luta contra esse tipo de violência, pois eles estão em contato diário com as crianças e sabem identificar mudanças no comportamento. Eles podem e devem nos procurar para buscar ajuda no atendimento às famílias e também podem contar com nosso auxílio levando informação para os alunos”, assegura Adriana.

O CREAS recebe encaminhamentos por meio da Delegacia Civil, Fórum, Disque Denúncia e Conselho Tutelar. O CREAS fica na rua Doutor Orlando Ramos, 55, Vila São José e atende pelo telefone 31 3551-6101.

CREAS promove campanha contra o abuso sexual de crianças e adolescentesCREAS promove campanha contra o abuso sexual de crianças e adolescentes
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook