Crianças de Cachoeira do Campo ficam sem vaga na Escola Bonequinha Preta

Ouro Preto,
09 de Dezembro de 2013

As matrículas para o maternal e educação infantil da Escola Municipal Bonequinha Preta foram abertas na última terça-feira (3) e já na madrugada do domingo (1) para a segunda-feira (2) a fila começou a se formar na porta da escola. As vagas limitadas na escola fazem com que pais apreensivos fiquem praticamente acampados, na porta da escola, sempre que as matrículas se abrem.

A demanda maior é pelas vagas no maternal, há apenas uma sala para a turma que pode conter no máximo 15 alunos, de acordo com a diretora Vânia Peixoto Amorim. “Esse é o número máximo aceito para turmas de maternais”. A diretora explicou que a escola já atendia o primeiro e segundo períodos, e desde 2010 ela tomou a iniciativa de criar também o maternal, sem imaginar que a demanda seria tão grande ao ponto de a Escola não conseguir atender, pois não há espaço para construção de novas salas no prédio atual.

Segundo Vânia, ciente da situação e das enormes filas que se formam a cada período de matrícula na escola, o secretário de Educação chegou a prometer um novo espaço, porém, nada de concreto foi apresentado até o momento e, mais uma vez os pais de crianças saíram da fila de matrícula inconformados. A única coisa que a diretora pôde fazer pelas crianças foi criar uma fila de espera, sem nenhuma garantia de que conseguirão a vaga, oferecida em caso de desistência.

Francisca Aparecida, avó de duas crianças, uma de 2 e outra de 5 anos, foi uma das pessoas que garantiram lugar na fila desde a madrugada de segunda-feira. Felizmente ela conseguiu matricular as crianças, mas viu várias mães, pais e avós saindo inconformados com a situação. Ela credita o motivo da fila à boa qualidade da Escolinha, que chega a ser melhor que escolas maternais particulares da região, mas lamenta o fato de não haver vagas para todas as crianças.

O Secretário de Educação, José César de Sousa, explicou que a construção de um novo prédio para a Escola Bonequinha Preta consta no Plano Plurianual do Município e está prevista para ser realizada até o ano de 2015, com terreno já comprado pela Prefeitura. Ele acredita ainda que a demanda da escolinha será melhor distribuída após a construção de uma nova creche no bairro Alto do Beleza no ano que vem. “O plano de implantação já está em análise pelo Governo Federal”, afirmou.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook