Dados do Ideb das escolas de Itabirito superam metas de 2019 nos anos iniciais

Itabirito,
16 de Setembro de 2016

Nos anos finais do Ensino Fundamental, destaque é para a rede municipal, que conseguiu bater antecipadamente meta de 2017

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi divulgado em Brasília no dia 08 de setembro pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, e confirmou mais uma vez a qualidade da educação pública em Itabirito. De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), Itabirito conseguiu índice melhor do que de cidades vizinhas e fica bem acima de Minas Gerais e do Brasil.

Os números mostram que a rede pública de Minas alcançou Ided de 6,1 nos anos iniciais e 4,6 nos anos finais. No Brasil, a rede pública ficou com 5,3 nos anos iniciais e 4,2 nos anos finais. Ao passo que a rede pública de Itabirito chegou a 6,7 e 5,0, respectivamente.

O grande destaque da Educação pública itabiritense está nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º anos). De acordo com os dados do Ideb, principal indicador de qualidade da educação do País, a rede pública do município alcançou índice 6,7, o que fez Itabirito bater antecipadamente a meta estipulada para o ano de 2019.

Nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º anos), a rede pública ficou Ideb 5,0 e a rede municipal de Itabirito teve destaque, ao alcançar índice 5,4. Com isso, a rede municipal alcança antecipadamente a meta estabelecida para o ano de 2017. Lembrando que o Ideb divulgado nesta quinta-feira é referente a dados aferidos no ano de 2015.

O Ideb também apresenta índice para o Ensino Médio no país, mas os dados desse nível de ensino são coletados de maneira amostral. Dessa forma, não existe Ideb por município ou por escola nesse nível de ensino.

Destaque entre os vizinhos

Itabirito tem limites com outros seis municípios mineiros: Brumandinho, Moeda, Nova Lima, Ouro Preto, Rio Acima e Santa Bárbara. E ao fazer a comparação dos índices alcançados pelos vizinhos, o município itabiritense se destaca. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o Ideb de Itabirito é melhor tanto na rede municipal, quanto na rede estadual. E isso garante a melhor rede pública de ensino entre os municípios elencados.

Nos anos finais, Itabirito também se destaca. Com Ideb de 5,0, a rede pública itabiritense é a melhor entre os vizinhos, empatada com a de Brumadinho. Esse resultado é alcançado pelo bom desempenho das redes municipal e estadual quando comparadas com os demais municípios.

O Ideb de Itabirito também é melhor que o de outras cidades importantes da região, como Belo Horizonte e Mariana. O índice da rede pública da capital é de 6,2 nos anos iniciais e 4,4 nos anos finais. Em Mariana, os índices da rede pública ficam em 6,1 e 4,6. Ambos abaixo da rede pública itabiritense.

Metodologia utilizada pelo IDEB

Realizado pelo Ministério da Educação desde 2005, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é calculado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais “Anisio Teixeira” (Inep). O cálculo do índice é feito a partir da combinação de dois fatores: desempenho dos alunos — aferido a partir de avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil — e rendimento escolar (taxa de aprovação).

As avaliações são aplicadas a todos os alunos do ensino fundamental da rede pública brasileira ao final dos ciclos de ensino. Ou seja, todos os estudantes do 5º e 9º anos fazem as provas, de modo a avaliar o percurso que tiveram nos anos iniciais (1º ao 5º) e finais (6º ao 9º) do Ensino Fundamental. No ensino médio da rede pública e nas escolas privadas, as provas são aplicadas de maneira amostral. Já os dados que indicam as taxas de aprovação são obtidos por meio do Censo Escolar.

O Ideb divulgado na última quinta-feira é referente a dados aferidos em 2015. Todos os dados do Brasil, dos estados, dos municípios e das escolas são públicos e podem ser acessados no site do Inep por meio do link ideb.inep.gov.br

Dados do Ideb das escolas de Itabirito superam metas de 2019 nos anos iniciais
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook