Debate entre candidatos de Itabirito promove confrontação de ideias

Itabirito,
23 de Setembro de 2016

Por iniciativa da Rádio Cidade e do Portal Minuto Mais, em parceria com o jornal O LIBERAL, jornal O Grito, jornal A Gazeta e Portal Antenados, aconteceu em Itabirito, no sábado, dia 17/09, debate entre os candidatos à prefeitura de Itabirito. O debate, com função educativa, conquistou grande repercussão, e oportunizou a discussão de propostas de campanha, enveredando pelas questões mais prementes no pleito que se aproxima. Mediado pelo jornalista Romeu Arcanjo, compareceram todos os candidatos de Itabirito, Alex Salvador (PSD), Orlando Caldeira (PPS) e Pedro Ayres (PSOL).

O debate se iniciou com discussão de temas sorteados. Para o candidato Pedro Ayres, no tema meio ambiente, a principal questão de Itabirito é o manejo dos recursos hídricos. Sobre o mesmo tema Alex Salvador pontuou o aterro sanitário como grande conquista da cidade, um dos poucos licenciados no estado, e o tratamento de esgoto. “Hoje nós temos 75% do nosso esgoto tratado”, pontuou. Já para Orlando, ainda há muito esgoto jogado nos rios. “Isso não pode acontecer”.

No tema educação, Pedro Ayres fez crítica contundente em relação ao que considera queda no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Para Ayres, há um mascaramento na divulgação de quedas no índice local, e privilégio apenas de bons resultados pontuais.

Após o bloco de temas, os candidatos se interpelaram. Entre os assuntos levantados, o atual indeferimento da candidatura de Alex Salvador. Orlando Caldeira citou momento pregresso, no qual não assumiu Waldir Salvador, mesmo eleito, dando lugar ao presidente da Câmara, interinamente, em 2009, o próprio atual candidato Alex; para o candidato Orlando uma repetição de eventos colocaria em risco o voto do eleitor. Já para Alex, a interpretação da justiça local não é aquela que tem sido feita pelo restante dos órgãos judiciais do país, e haverá reversão no TRE. Alex ainda taxou como perseguição política o movimento proposto pela coligação de Caldeira.

Entre outros assunto abordados, críticas à doações de terrenos para empresas, feitas por Caldeira e Ayres.

Pedro Ayres, confrontado no mesmo bloco com a constante redução orçamentária de Itabirito, se posicionou com a proposta de um governo participativo, onde haja “consulta popular a todos, e não decisões tomadas dentro de secretarias fechadas”.

Por fim, outro assunto levantado foi a transparência das contas públicas de Itabirito. Para Orlando, “seria prudente uma maior transparência”. Já o prefeito Alex rebateu com relatos da aprovação de todas as contas pelo Ministério Público e Tribunal de Contas.

O último bloco contou com perguntas realizadas pela imprensa local. Novamente foi abordado o tema de deferimento de candidatura, além de diversificação da economia, pautas ideológicas como crescimento econômico x desigualdade social, excessivo tráfego de veículos na área central de Itabirito, especulação imobiliária, formação profissional de alta qualidade, infraestrutura de festas populares como carnaval e Julifest, escolas na zona rural, dentre outros.

A íntegra do debate pode ser assistida em fb.com/minutomais

Debate entre candidatos de Itabirito promove confrontação de ideias
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook