Pesquisadores da UFOP criam medicamento para combater a mastite bovina

Ouro Preto,
23 de Setembro de 2016

Edital aberto visa selecionar empresa que vai comercializar o medicamento

A inflamação das glândulas mamárias das vacas, conhecida como mastite bovina, é uma doença que afeta os animais, principalmente na época da secagem do leite, no fim do aleitamento, prejudicando as próximas lactações. Como forma de combater essa doença, pesquisadores da Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) desenvolveram um medicamento que usa a nanotecnologia como princípio.

A pesquisa, iniciada em 2007, foi feita por meio de uma parceria entre a UFOP e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e tinha como demanda a criação de um medicamento para o tratamento de doenças de grande impacto em animais. A mastite bovina é uma das doenças de alto impacto na produção leiteira no Brasil e pode tanto provocar a perda do leite como trazer infecção ao ser humano que consumir aquele produto.

Tratamento - O tratamento desenvolvido pela UFOP permite que, por meio da nanotecnologia, um determinado antibiótico seja inserido na glândula mamária do animal. Dessa forma, o remédio se mostra mais eficaz do que quando aplicado em tratamentos convencionais, justamente por atuar de forma direta no combate aos agentes que provocam a inflamação. Do contrário, em alguns casos, as bactérias se escondem dentro das células, ficando protegidas das ações medicamentosas.

A UFOP, a Embrapa e a Fapemig são proprietárias da patente desse projeto, que já foi depositada nos principais países onde a produção de leite é estratégica, como Argentina, Austrália, China, EUA, Nova Zelândia e toda a Europa. Na parceria, o papel da UFOP é produzir o medicamento, ficando para a Embrapa a responsabilidade de testar o produto nos animais.

Edital - A UFOP e a Embrapa estão realizando a transferência de tecnologia para a indústria e, para tanto, um edital para empresas interessadas no codesenvolvimento e comercialização de medicamento veterinário foi publicado.

Nesse edital, uma empresa será selecionada para codesenvolver o medicamento veterinário e terá o direito de comercializar, com exclusividade, o produto final, conforme condições estabelecidas no edital. Dessa forma, o objetivo da seleção é encontrar parceiros interessados em levar o produto ao mercado. Os interessados têm até as 16h do dia 7 de novembro para entregar a documentação de habilitação.

Confira o edital completo no site da UFOP.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook