Defesa Civil alerta para os perigos da Chuva

Mariana,
24 de Outubro de 2011

Entre os dias 3 e 9 de outubro aconteceu a Semana Nacional de Redução de Riscos de Desastres por todo o país, e sob iniciativa da Prefeitura Municipal de Mariana, da Defesa Civil e da Campanha Cidades Mais Seguras, foram distribuídos panfletos informativos por toda a cidade.

Entre as dicas, a Defesa Civil alerta que, antes do tempo chuvoso, é importante que a população mantenha limpo os ralos, esgotos, bueiros e valas, não despeje lixo ou entulho nos bueiros, quintais e ruas, faça revisão nos telhados e instalações elétricas e desligar todos os aparelhos ligados em tomadas, assim que perceber a ocorrência de chuvas fortes acompanhadas de raios. Não é incomum a inundação de ruas ou casas devido ao bloqueio das bocas de lobo, então, especial atenção deve ser dada ao processo de fiscalização da limpeza nas ruas.

Durante as chuvas é necessário que as pessoas deixem as portas e janelas fechadas, evitando a entrada de ventos fortes ou animais, evitar o contato com as enxurradas, pois estas carregam vírus e bactérias contagiosas. Não se proteger em baixo de árvores, pois estas atraem descargas elétricas que podem causar a morte. Após a chuva, é importante que verifique as instalações elétricas antes de ligá-las, verificar a presença de animais peçonhentos dentro de casa que buscam abrigo (aranhas, escorpiões, cobras...) e fazer uma revisão de possíveis danos na moradia, como estado das paredes e do telhado. Ainda no caso de animais peçonhetos, vale o conselho de, durante a noite, sempre acender a luz do cômodo da casa antes de qualquer outra coisa, para evitar ser surpreendido, e verificar objetos com atenção antes de usá-los.

Para os motoristas a atenção também precisa ficar redobrada, deve-se evitar trafegar em ruas alagadas, não estacionar os veículos em regiões íngremes, próximo a árvores e postes durante a chuva, checar o estado dos limpadores, da borracha das paletas do motor dos limpadores, certificar-se do funcionamento do sistema de desembaçador, ligar as luzes durante uma chuva intensa para que outros motoristas vejam e permanecer dentro do veículo durante a incidência de raios.

Assim, todas as dicas da Defesa Civil empoderam o velho ditado que “é melhor prevenir do que remediar”. Fique sempre atento às previsões do tempo e às medidas de segurança no lar. Em caso de alagamentos ou desabamentos, ligue para o Corpo de Bombeiros (193), entre em contato com a Defesa Civil de Mariana (199 ou 0800-6462112), ou procure a Guarda Municipal (153).

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook