Dia da Árvore mobiliza estudantes em Itabirito

Itabirito,
01 de Outubro de 2011

Para a Prefeitura de Itabirito não basta apenas lembrar o Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, o importante é exercer ações efetivas, que colaborem com a preservação e o aumento das espécies. Com esse objetivo, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável lançou o Projeto Verde, envolvendo escolas municipais, estaduais e particulares do município, para o plantio de mudas de árvores em áreas degradadas à beira do Rio Itabirito. “O nosso rio está muito degradado, resultado de anos de uso sem qualquer preocupação ambiental. Precisamos nos voltar agora para a recuperação de suas margens, recuperar a mata ciliar que foi completamente retirada”, ressalta Marina Sardinha, secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

O projeto acontece até o dia 24 de novembro, quando se comemora o Dia do Rio. Ao todo, serão plantadas 400 mudas nativas, cedidas pelo Viveiro Municipal e algumas cultivadas no Parque Ecológico, em seis pontos estratégicos da margem do rio. “Em pouco tempo, não teremos mais esgotos sendo lançados no rio, então temos que iniciar urgente a recuperação de suas margens, que têm a função de proteger o rio, para que ele possa abrigar espécies de peixes novamente”, explica a secretária.

No dia do lançamento do Projeto Verde, em 21 de setembro, alunos do Instituto Santo Antônio da Pádua (Isap) e do Centro Educacional Municipal de Itabirito (Cemi) inauguraram a iniciativa, plantando cerca de 60 mudas. Mariany Elisa e Mariana Viana são alunas do 7º ano do Cemi e acharam a ação importante para manter a qualidade de vida. “Se a gente não cuida do meio ambiente, vamos morrer junto com ele”, alertou Mariany. “É fácil plantar uma árvore e muitas pessoas podem fazer isso”, completou Mariana.

Parcerias

O Projeto Verde acontece em parceria com o Corpo de Bombeiros Municipal, que acompanha os alunos no deslocamento até o local do plantio, com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), que acompanha e orienta os alunos, com a Divisão de Limpeza Urbana da Prefeitura, que cuida da manutenção das mudas e com todas as escolas de Itabirito, que conscientizam seus alunos para plantarem as mudas às margens do Rio Itabirito. “Quando convidamos as escolas, objetivamos uma participação maior na conscientização da comunidade, pois os alunos serão multiplicadores da ideia e, assim, mais mentes serão conscientizadas”, afirma Aparecida Cunha, chefe da Divisão de Educação Ambiental.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook