Doação da banda “Pearl Jam” será revertida a produtores rurais atingidos pela barragem

Mariana,
06 de Maio de 2016

Parte do dinheiro arrecadado no show da banda Pearl Jam, em novembro de 2015 – US$ 33 mil (R$120 mil) – deverá chegar aos produtores rurais atingidos pela barragem da Samarco, por meio de projetos de recuperação e cursos de qualificação. O assunto foi discutido numa reunião ocorrida na segunda-feira (18) com a participação de representantes da Prefeitura de Mariana (Secretarias de Meio Ambiente; e de Desenvolvimento Rural), da Agência de Águas da Bacia do Rio Doce (IBIO), do Sindicato de Produtores e do Comitê de Bacias, e do presidente da Associação de Bento Rodrigues e da Comissão dos Atingidos, José Nascimento “Zezinho do Bento”.

Segundo a coordenadora de Programas Ambientais da Prefeitura de Mariana, Rogéria Trindade, a doação gerida pela Agência IBIO – de acordo com a escolha da própria banda – será destinada a um projeto que visa à agricultura sustentável para recuperação produtiva e ambiental dos atingidos pelos resíduos da Barragem de Fundão. “Discutimos com os principais atores que representam os produtores rurais do município de Mariana para destinar a aplicação deste recurso através de projeto de recuperação e cursos de qualificação. As doações serão investidas nos produtores rurais que estiverem respeitando os critérios estabelecidos pela IBIO Institucional. No município o foco é priorizar a região de Paracatu de Baixo e de Cima e Pedras e regiões abrangentes que foram diretamente afetadas”, explicou Rogéria.

Na reunião, o presidente da associação de moradores e representante da Comissão dos Atingidos, Zezinho do Bento, cobrou agilidade no processo de realização do projeto da IBIO e destacou a importância do reassentamento do “Novo Bento” pela Samarco para que os recursos possam ser incluídos e aplicados futuramente na comunidade.

“Esse dinheiro não é repassado para as pessoas, será aplicado no projeto para os produtores afetados pela lama. E como Bento ainda não tem o reassentamento, preferia que ficássemos de fora agora para que futuramente, vermos o que tem que ser feito com os agricultores, e com o pessoal de hortaliças e criação. Assim poderemos aplicar também em Bento Rodrigues. Qualquer curso hoje é bem-vindo, porque quem não tem estudo não tem nada”, ressalta.

Doação da banda “Pearl Jam” será revertida a produtores rurais atingidos pela barragem - Foto de Tamara Martins
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook