Educadoras ambientais visitam casas de Itabirito orientando importância da coleta seletiva

Itabirito,
10 de Fevereiro de 2017

Para conscientizar a população de Itabirito sobre a importância da coleta seletiva e conservação da limpeza da cidade, as educadoras ambientais do Centro de Educação Ambiental, em parceria com as associações de catadores, estão visitando as residências e distribuindo materiais educativos para os moradores, explicando sobre as formas simples de separação do lixo seco e do molhado e o benefício dessa prática para o meio ambiente.

Segundo a educadora Bruna Pacheco, a mobilização porta a porta apresenta-se como uma ferramenta de mobilização social objetivando a sensibilização e geração de novos hábitos na população. Dessa forma, há um incentivo a redução de resíduos, a segregação correta dos resíduos sólidos urbanos, visando aumentar a quantidade de resíduos a serem dispostos para a coleta seletiva do município e, conseqüentemente, a diminuição de resíduos que chegam ao aterro sanitário.

O município conta com o serviço de Coleta Seletiva em 100% dos bairros da área urbana e rural. Muitos moradores já são colaboradores e dispõem seus resíduos na data designada para seu bairro, porém a mobilização porta a porta contribui também para ter um retorno da população a respeito do serviço prestado.

Atualmente, a coleta seletiva é realizada por duas associações de catadores: Ascito e Arcos. Em 2016, a média de materiais recicláveis no município foi 46% e a quantidade de materiais recicláveis recolhidos passou de 7.500 toneladas no ano.

A coleta seletiva reflete diretamente na qualidade de vida da população, trazendo benefícios sociais e ambientais para a cidade:

  • melhoria da limpeza da cidade e da qualidade de vida da população;

  • aumento da vida útil do aterro sanitário;

  • diminuição da poluição do solo, da água e do ar;

  • diminuição da proliferação de doenças e da contaminação dos alimentos;

  • diminuição dos gastos com limpeza urbana;

  • inclusão social, com geração de emprego e renda para famílias carentes;

  • fortalecimento das organizações comunitárias.

Se a população passar a ter o hábito de colaborar com a coleta seletiva, ela estará contribuindo com a diminuição da exploração dos recursos naturais, ajudando a natureza na sua capacidade de se renovar.

Para mais informações sobre horário da coleta seletiva em seu bairro, o contato com as associações de catadores deve ser realizado pelos telefones: Ascito: 3561-0066 | Arcos: 3561-7595 | Reciclar: 98636-3615 | Centro de Educação Ambiental: 3563-4980

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook