Escolas itabiritenses aproveitam o mês de agosto para comemorar o mês do folclore brasileiro

Itabirito,
05 de Setembro de 2016

A rede municipal de Itabirito reservou um período do segundo semestre para celebrar lendas e histórias da cultura brasileira. Em agosto foi comemorado o mês do folclore. Todas as escolas municipais desenvolveram trabalhos relacionados ao tema e, nas duas últimas semanas do mês, cada uma das escolas montou uma peça de teatro baseada nas lendas que haviam estudado.

Além do folclore, o trabalho desenvolveu também a interação, pois a escola que montou o teatro se apresentou sempre para alunos de outra instituição. No dia 25 de agosto, por exemplo, os estudantes da Escola Municipal Laura Queiroz levaram a peça “A Lenda da Iara” para os colegas da Escola Municipal Manoel Salvador de Oliveira. No total, 32 pessoas, entre alunos e professores, participaram da montagem.

“É sempre importante trabalhar a nossa tradição e a nossa história. Os alunos adoraram, pois puderam incorporar os personagens. É um tipo de trabalho lúdico, que mexe com a criatividade deles. Além disso, o conteúdo é melhor fixado, já que eles vivenciam o que foi aprendido dentro da sala de aula. O resultado é muito positivo”, afirma a professora de tempo integral da Escola Laura Queiroz, Jacira Oliveira.

Para a diretora da Escola Municipal Manoel Salvador de Oliveira, Silésia Le Roy, além de ser importante por valorizar a cultura brasileira, o trabalho se destaca por permitir contato entre as escolas. “Essa integração é muito importante, pois os alunos se sentem mais valorizados e motivados a conhecerem o trabalho de outras escolas e se apresentarem para outros estudantes. Neste tipo de atividade, os alunos se sentem como artistas e podem descobrir novos talentos”.

As ações do mês do folclore foram desenvolvidas com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Para os alunos das escolas rurais, o momento da peça aconteceu no dia 30 de agosto, quando todos foram reunidos na Escola Municipal Guilherme Hallais França para acompanhar a peça teatral “O Arco e Flechas mágicas do Curupira”.

Escolas itabiritenses aproveitam o mês de agosto para comemorar o mês do folclore brasileiro
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook