Espaço da Praça Gomes Freire é discutido e Prefeitura apresenta propostas junto à população

Mariana,
28 de Outubro de 2016

Após audiência pública promovida pela Câmara de Vereadores, na quinta-feira (20), a Prefeitura de Mariana avaliará as demandas levantas pelos moradores e representantes sobre o tema principal da audiência: “Como se dará a utilização do espaço físico da Praça Gomes Freire, bem como questões de lazer e segurança”.

Apontamentos que mais se destacaram foram: o fechamento da praça aos domingos – fruto da aprovação de um projeto de lei na Câmara, colocação de mesas e cadeiras ao longo do Jardim, viabilização de banheiros químicos e questões culturais, como a fomentação de eventos que valorizem os artistas locais.

Representando o município, o secretário de Defesa Social, Braz Azevedo, falou sobre ações que contribuirão para melhor utilização do espaço com maior segurança. “Iluminação é um ponto importante. Ela anda de mãos dadas com a segurança, que também é um ponto bastante forte”, disse afirmando que a instalação de uma base móvel da Polícia Militar com parceria da Guarda Municipal e Bombeiros, juntamente com o Juizado de Menores e o Conselho Tutelar, será um reforço na segurança.

Outra questão destacada foi a colocação de banheiros químicos nos finais de semana. A proposta gerou debate quando a população levantou o questionamento sobre alguns bares não permitir a utilização dos sanitários.

Sobre o fechamento da rua, medidas foram tomadas para facilitar o manuseio das correntes de proteção, que atenderá quando houver emergências no local. “Uma de suas extremidades será de fácil remoção, evitando transtornos para a entrada ou saída de veículos de emergência”, disse o secretário. A limitação de uso de bicicletas somente para crianças e também de garrafas de vidros e similares, com restrições de acesso à praça, também será uma forma de eliminação de riscos à integridade física dos frequentadores.

Conduzida pelo presidente da Câmara, Antônio Marcos Ramos de Freitas, a audiência também contou com a presença do secretário de Cultura Turismo e Desportos, Vicente Freitas, representando a Polícia Militar de Mariana, Tenente Daniel; Henrique Fonseca, integrante do grupo Nossa Mariana e o vereador Juliano Duarte, criador do projeto de Lei que fecha a Praça Gomes Freire aos domingos.

Espaço da Praça Gomes Freire é discutido e Prefeitura apresenta propostas junto à população - Foto de Raíssa AlvarengaEspaço da Praça Gomes Freire é discutido e Prefeitura apresenta propostas junto à população - Foto de Raíssa AlvarengaEspaço da Praça Gomes Freire é discutido e Prefeitura apresenta propostas junto à população - Foto de Raíssa AlvarengaEspaço da Praça Gomes Freire é discutido e Prefeitura apresenta propostas junto à população - Foto de Raíssa Alvarenga
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook