Estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais visitam a ETA Itacolomi

Ouro Preto,
16 de Junho de 2015

Alunos conhecem o funcionamento do sistema de tratamento de água em Ouro Preto

A Estação de Tratamento de Água Itacolomi, localizada no bairro Pocinho, recebeu na tarde da terça-feira (09) a visita de alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A visita teve início às 15h e foi orientada pelo Engenheiro Civil do SEMAE-OP (Serviço Municipal de Água e Esgoto), Luciano Pereira, que inicialmente apresentou para os estudantes todo o funcionamento do sistema de tratamento de água que abastece Ouro Preto.

Cursando o quinto período de Engenharia, os alunos participam de um projeto de pesquisa no qual analisam a possibilidade de duplicação de um Sistema de Tratamento de Água e consequentemente a potencialização do mesmo.

O SEMAE-OP é uma autarquia pública que dispõe de infraestrutura própria, que abrange seis Estações de Tratamento de Água. Este fato despertou a atenção dos acadêmicos, que se interessaram em conhecer de perto como acontece a operação de todo o sistema.

Durante a visita, os universitários tiveram a oportunidade de conhecer quais são as etapas do tratamento de água aplicadas em cada Estação, bem como os produtos químicos utilizados no processo.

O Engenheiro do SEMAE-OP falou sobre a estrutura física de cada ETA e destacou os desafios encontrados para realizar o tratamento de água em Ouro Preto. “Oferecer um serviço de saneamento básico de excelência para toda a cidade é uma tarefa árdua, uma vez que este trabalho necessita de investimentos. Em Ouro Preto temos outro agravante, visto que ainda não existe cobrança pelo consumo da água, apenas a cobrança de uma taxa mínima pela prestação do serviço”, pontuou.

O grupo interagiu e fez diversos questionamentos, entre eles sobre falta de hidrômetros na cidade. “É impressionante saber que a população recebe água tratada e não paga por isso. A taxa que é cobrada é irrisória diante do serviço oferecido para a população”, comentou um dos alunos. Ao final, os futuros engenheiros elaboraram um relatório com todas as informações apreendidas ao longo da visitação, as quais serão utilizadas na realização do projeto.

Estudantes, educadores da rede pública e privada e entidades que desejarem agendar visitas para conhecerem o funcionamento de qualquer Estação de Tratamento de Água do SEMAE-OP, basta entrarem em contato com a autarquia pelo e-mail comunicacao@semaeop.mg.gov.br

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook