Grupo de Teatro São Gonçalo do Bação finaliza turnê em Ouro Preto

Ouro Preto,
18 de Novembro de 2016

Baseada na opereta “A noiva do condutor”, de Noel Rosa, a peça será apresentada na Casa da Ópera no sábado (19), às 20h

O Grupo de Teatro São Gonçalo do Bação, chega à Ouro Preto com o espetáculo “Teatro de Variedades - No Escurinho do Portão”, que encerra a turnê, depois de marcar presença em outras quatro cidades: Mariana, Itatiaia (distrito de Ouro Branco) Santa Luzia e Itabirito.

Para a atriz Fernanda Donato Santos a turnê está sendo muito importante para o grupo. “Estou a sete anos no grupo e é a primeira vez que fazemos uma turnê. Gosto muito de fazer teatro. Teatro é a minha vida”, enfatiza.

De acordo com Gilson Fernandes, coordenador do projeto, do ponto de vista cultural, a turnê é de grande valor e riqueza para as crianças, priorizando a difusão das artes cênicas em camadas carentes deste tipo de iniciativa. “Importante ressaltar a importância dos parceiros que estiveram nos apoiando e também pelo recurso do Fundo Estadual de Cultura. Sem os parceiros e o recurso não seria possível que o projeto se tornasse realidade”, explica Gilson. “Com este projeto, o Grupo contribui para o fortalecimento de uma a política de circulação de espetáculos de teatro pelo interior, democratizando o acesso à cultura para as crianças, além de cativar novas plateias”, completa Karine Assis, produtora executiva do espetáculo.

A Casa da Ópera fica na Rua Brigadeiro Musqueira, 104, no Centro. A entrada é franca e a censura é livre. O espetáculo tem apoio do Governo de Minas, por meio do Fundo Estadual de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, com produção da Holofote Cultural, promoção do Jornal O LIBERAL e Rádio Real FM, apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Firma designer, Souza & Braga Transportes e Supermercados Farid.

Sobre a peça

A peça tem direção de Mauro Ghoña e faz referência à magia do circo e homenageia a todos os palhaços de palco e picadeiros. No espetáculo, Romeu e Vitória moram em uma casa com a irmã Florzina, viúva e mãe de cinco crianças. O casal tem como objetivo realizar um bom casamento para a filha Helena e, para isso, abusam dos cambalachos e passam por situações hilariantes.

Sobre o Grupo

O Grupo de Teatro São Gonçalo do Bação, entidade sem fins lucrativos, atuante desde 1997, vem realizando trabalhos na área cultural e social, trabalhando com crianças, adolescentes, adultos e idosos, resgatando valores culturais e sociais, fatos da história dessa comunidade e da região. As pesquisas são feitas através de livros e revistas da Biblioteca Municipal de Itabirito, Arquivos de Ouro Preto e Belo Horizonte, além de relatos de antigos moradores do Distrito de São Gonçalo do Bação e seus arredores. O Grupo conta com um elenco de 30 participantes, desde crianças de nove anos até idoso de 70 anos, passando por adolescentes e adultos.

Grupo de Teatro São Gonçalo do Bação finaliza turnê em Ouro Preto - Foto de Gilson FernandesGrupo de Teatro São Gonçalo do Bação finaliza turnê em Ouro Preto - Foto de Gilson FernandesGrupo de Teatro São Gonçalo do Bação finaliza turnê em Ouro Preto - Foto de Gilson Fernandes
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook