Guardas Municipais participam de congresso contra violência

Itabirito,
10 de Setembro de 2011

Em um encontro nacional pela prevenção da violência, três integrantes da Guarda Municipal de Itabirito, Célio Moreira da Costa, Alex Wellerson Raimundo e Antônio Pataro, participaram do XXI Congresso Nacional das Guardas Municipais, com o apoio da Prefeitura. Com o tema “O Pronasci, os municípios e as guardas municipais na prevenção da violência”, o evento aconteceu em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, entre os dias 17 a 19 de agosto. “Durante o encontro, adquirimos conhecimento sobre as mudanças que estão acontecendo em âmbito nacional sobre a Guarda Municipal. Mostramos as atividades que são realizadas em Itabirito e vimos que estamos bastante avançados nessa área”, destaca Antônio Pataro, chefe da Divisão de Segurança da Prefeitura.

Durante o encontro, que teve a participação de 137 corporações de todo o Brasil, foram discutidos temas como: Plano de Carreira, Atribuições e Competências, Padronização de Uniformes e Ações de Prevenção. “Trouxemos algumas idéias desse congresso, como a criação do Conselho de Guardas Municipais da Região dos Inconfidentes, que ficará responsável pelas ações da guarda”, enfatiza Antônio Pataro.

O evento contou com conferencistas de renome nacional como a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, que falou sobre a padronização do trabalho da Guarda Municipal. “Fomos apresentados ao novo projeto de Lei Federal de especificação das atribuições da Guarda Municipal, que será enviado para o Congresso Nacional no início de 2012. Esse projeto discrimina algumas competências da guarda em âmbito nacional”, conta Célio Moreira da Costa Filho.

Cerca de mil pessoas participaram do congresso, quando também foi eleito o novo Conselho Nacional de Guardas Municipais. “Há a possibilidade de realizarmos em nosso município a VII Conferência Mineira de Guardas Municipais, que será muito importante para que as pessoas conheçam a importância da nossa atuação dentro do município”, finaliza Antônio Pataro.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook