Itabirito comemora sucesso da 7ª Semana de Desenvolvimento Econômico

Itabirito,
10 de Setembro de 2011

Em cinco dias, os empresários de Itabirito mostraram o motivo do município estar se tornando uma das cidades mineiras com a maior capacidade de investimento e de empreendedorismo. A 7ª edição da Semana de Desenvolvimento Econômico e da Feira das Empresas do Comércio, Indústria, Prestação de Serviços de Itabirito, realizada entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, reuniu mais de 15 mil pessoas, que puderam participar de palestras, minicursos e seminários voltados para o tema “Capacitação e qualificação com foco na diversificação econômica”.

O Prefeito de Itabirito, Manoel da Mota, ressaltou, no encerramento da Semana, que “o Brasil precisa eliminar o fosso entre a sociedade rica e pobre, que só pode ser feito por meio da educação, da capacitação das pessoas. Essa é a grande preocupação de nosso governo”. A Semana foi realizada pela Prefeitura de Itabirito, com produção executiva da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Itabirito (Adesita) e parceria com diversas entidades.

A secretária de Estado de Desenvolvimento, Dorothea Fonseca Furquim Werneck, prestigiou o encerramento do evento e destacou que o município reúne uma série de fatores que são grandes atrativos para as empresas. “Itabirito tem grandes vantagens, pois é uma cidade consolidada, com uma experiência industrial de anos, que está próxima de acessos às grandes rodovias para escoamento da produção e com mão de obra qualificada”.

Sobre a importância da capacitação e da qualificação, no momento em que Itabirito está conquistando a vinda de novos empreendimentos e o crescimento das empresas já instaladas na cidade, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Magno de Almeida, enfatizou que “o maior patrimônio de Itabirito não é o solo e nem o subsolo, mas sim, o nosso povo, a gente desta terra. Então, temos que dar a oportunidade para que a mão de obra das empresas que estamos atraindo seja de Itabirito. Essa é a obstinação e a meta da nossa gestão”.

Com cerca de 70 estandes de empresas da região, a Feira oportunizou grandes negócios para os empreendedores. “No meu ponto de vista, no ano que vem, este espaço não deve comportar a quantidade do público. No ano passado, nós não participamos, voltamos este ano e ficamos surpreendidos com a quantidade de negócios que conseguimos fechar”, destaca Lúcio Henrique Senra Palheiros, sócio da ByteCenter Informática.

Palestras capacitam público

“Todo mundo sabe que Itabirito é uma cidade em crescimento, com grande desenvolvimento e que vai ganhar muito mais estrutura e recursos com a vinda de novas empresas. Mais consumidores vão vir e também mais concorrentes. E, para isso, as pessoas da cidade têm que estar qualificadas, motivadas e capacitadas, para atender esse nosso cenário”, destacou Ciro Bottini, do Shoptime, que foi o palestrante da noite de 31 de agosto. No dia 1º de setembro, foi a vez do Dr. Bactéria, conhecido nacionalmente pelo quadro no Programa Fantástico, da Rede Globo, trazer informações sobre cuidados para a qualidade de vida.

Reverência ao passado, para a construção do futuro

Pelo 2º ano consecutivo, a Prefeitura de Itabirito homenageou 12 famílias que se destacaram pelas ações em prol do desenvolvimento da cidade, com o Diploma JK de Mérito do Desenvolvimento de Itabirito. “Essa solenidade homenageia personalidades eminentes, que se distinguiram pelo trabalho em prol do desenvolvimento da nossa querida terra”, destacou o Prefeito Manoel da Mota. O reconhecimento é feito pelo Projeto JK em Seresta. “As pessoas que fizeram todas estas ações, não fizeram para serem reconhecidos, mas sim, porque sentiam a necessidade de fazer algo em benefício geral, por amor à cidade”, afirmou José Luiz Soares Ribeiro, que recebeu a homenagem em nome da família do saudoso Antônio Faria Ribeiro.

Minicursos capacitam empreendedores

Foram mais de 10 opções, entre cursos e minicursos, disponíveis para população durante a 7ª Semana de Desenvolvimento Econômico. As aulas foram oferecidas por instituições importantes como o Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Comissão de Proteção Ambiental Ativa (Copaa). “Foi muito bom participar. Foi um curso bem profissional, com técnicas do Sebrae. Deu para agregar muitas informações”, afirmou Junáily Alves, empresário que participou do minicurso “Como reorganizar as finanças da sua empresa”.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook