Homenagem à ouro-pretana de 110 anos Olga de Almeida Fiúza

Ouro Preto,
19 de Setembro de 2011

A ouro-pretana Dona Olga de Almeida Fiúza, de 110 anos, recebeu homenagem especial durante as comemorações do 7 de Setembro e dos 300 anos da cidadania ouro-pretana. Na tribuna de honra, na praça Tiradentes, ela ganhou flores, ouviu a valsa “Saudade de Ouro Preto”, executada pela Fanfarra da Escola Desembargador Horácio Andrade e foi cercada de manifestações de respeito e carinho das autoridades e do público, durante a concorrida cerimônia do Dia da Pátria.

Aluna da antiga Escola Normal e da Escola Estadual Dom Pedro II, Dona Olga residiu na rua do Pilar e participou da celebração do bicentenário de Vila Rica de Ouro Preto, em 1911, quando tinha 10 anos. Morando em Belo Horizonte, veio a Ouro Preto com a filha Clara Almeida Barbosa, a neta Maria Elenora Barbosa e familiares para receber as homenagens de sua terra natal, e se disse muito feliz com essa visita.

O prefeito Angelo Oswaldo, em sua fala, expressou a admiração dos ouro-pretanos pela ilustre conterrânea, que esteve presente nas festas de 1911. Ele pediu ao vice Dimas Dutra e ao vereador Júlio Pimenta, representando a Câmara, que entregassem a Dona Olga um exemplar do livro que registra as comemorações do Bi e do Tricentenário de Vila Rica. As flores foram dadas a Dona Olga por Efigênia dos Santos Gomes, a Carabina.

O secretário de Educação, Júlio César de Oliveira, agradeceu aos professores e diretores municipais a dedicação aos preparativos para a festa da Independência. “O bonito desfile das nossas escolas foi o ponto alto de um trabalho cotidiano de pesquisa e reflexão sobre os temas desenvolvidos em cada escola, e os alunos brilharam nessa realização”, afirmou o secretário.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook