IFMG - Campus Ouro Preto realiza sessão solene de entrega da Medalha Padre Mendes

Ouro Preto,
20 de Maio de 2016

Em comemoração dos 72 anos de criação da Escola Técnica Federal de Ouro Preto, atualmente IFMG – Campus Ouro Preto, foi realizada na noite de sexta-feira, 13 de maio, a Sessão Solene de entrega da Medalha de Mérito Padre Mendes. Durante a cerimônia foram homenageados os egressos que completam 50 e 25 anos de formados, além de personalidades e instituições que de alguma forma contribuem para o desenvolvimento da Instituição.

A diretora-geral do Campus, Maria da Glória dos Santos Laia, fez menção especial àquele que dá nome à solenidade realizada todos os anos na Instituição. “Das muitas pessoas que deixaram sua marca e espírito nesta escola, cabe uma menção afetuosa ao eterno Padre Mendes, motivo desta homenagem, que vai muito além de uma medalha. Mestre e sacerdote cuidava, com esmero, tanto do intelecto quanto da alma”, disse. A professora destacou ainda a importância da pluralidade de ideais para o crescimento do Campus ao longo de sete décadas. “Nossa instituição foi construída por muitas mãos, projetos, sonhos, crenças e valores. E foi exatamente essa diversidade que deu esse colorido especial ao Campus. Ideias e ideais que se complementam. Este é mais um segredo da longevidade: saber que todos nós podemos e devemos contribuir para um projeto maior. Que o todo será sempre mais que a soma das partes”, ressaltou.

Márcio Abdo de Freitas, representante da turma de 1966, relembrou tempos mais remotos da Instituição, quando ainda funcionava na Escola de Minas. “Já tem meio século que passei por aqui. Quando começamos, a ETFOP funcionava na Praça Tiradentes, em algumas salas da Escola de Minas. Aconteceu naquela época algo muito marcante, a chamada Revolução de 1964. Fomos surpreendidos poucos meses depois com a notícia de que a Escola seria transferida para esse campus, onde funciona atualmente; na época havia aqui um quartel do Exército, a 4ª Cia de Comunicações. Viemos pra cá no segundo semestre de 1964, com instalações bastante improvisadas. Então vejo como nesses 50 anos as coisas evoluíram. Hoje é uma Instituição muito estruturada, com vários cursos. Posso atestar que tudo que aprendi aqui naqueles três anos formaram uma base extraordinária para tudo que consegui fazer depois, superando todas as dificuldades”.

Representando a turma de 1991, o ex-aluno Arquimedes Martins Gois, que atualmente retornou ao Campus Ouro Preto como professor, reforçou a importância da formação recebida na Instituição. “Certa vez, o professor Ronaldo Toffolo nos disse: ‘Vocês não pensem que sabem de tudo. Vocês sabem muito, mas infelizmente a escola não tem como lhes ensinar tudo, porém vocês terão bagagem e condições de buscar isso em qualquer momento’. Hoje, aqui, entre os egressos, temos empresários, professores, administradores... tudo porque tivemos uma base sólida. Então, quando me lembro das aulas de segunda a sábado, das provas que tínhamos às terças, quintas e sábados, penso que isso fez parte do nosso crescimento. Hoje estamos aqui para comemorar”.

Homenagem

A Medalha de Mérito “Padre José Pedro Mendes Barros” tem por objetivo preservar na memória do IFMG – Campus Ouro Preto os nomes de egressos, empresas, instituições e pessoas das comunidades interna e externa que tenham prestado relevantes serviços à Instituição. A homenagem é concedida anualmente por ocasião das festividades de comemoração do aniversário da Instituição. A aprovação dos nomes dos agraciados é feita a partir de proposta elaborada por Comissão constituída para este fim.

IFMG - Campus Ouro Preto realiza sessão solene de entrega da Medalha Padre Mendes
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook