Início do período chuvoso já causa danos e assusta moradores

Itabirito,
09 de Dezembro de 2016

Um balanço da Defesa Civil Estadual divulgado na manhã da terça-feira (6) já decreta situação de emergência em oito municípios mineiros. Com o período de chuvas a tendência é que esse número aumente ainda mais.

Em Ouro Preto, há cerca de duas semanas, uma chuva que durou dois dias resultou em alguns desmoronamentos de terras e pequenos alagamentos. Já em Itabirito, na segunda-feira (5) foram 32 notificações entre queda de muro, queda de via pública, queda de árvores, deslizamentos e quatro residências foram interditadas.

O decreto de emergência é importante para que a cidade consiga ajuda do governo para as ações de respostas ao desastre e recursos financeiros para auxiliar na reconstrução de áreas afetadas do município.

De acordo com matéria do jornal O Tempo, dos oito municípios que já decretaram emergência, juntamente com outras cidades, 1.935 pessoas foram desalojadas e 223 desabrigados. Ainda em função das chuvas que atingiram parte do Estado nos últimos dias, quatro pessoas morreram, 18 ficaram feridas e uma segue desaparecida.

A Coordenadora da Defesa Civil de Itabirito, Rosanna Sousa, alerta para os cuidados que a população deve tomar. “É importante que, ao identificar a área de risco, a pessoa procure um ponto mais elevado. Em casos de inundações, desabamentos e soterramentos a pessoa deve agir rápido. Ao ouvir qualquer barulho estranho, havendo muita infiltração, rachaduras na parede, saia imediatamente. É preferível perder bens à vida. Procure manter a calma acima de tudo”, enfatiza Rosanna.

A coordenadora ainda destaca que em caso de perigo, chame a Defesa Civil, a Polícia Militar 190 e os Bombeiros 193.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook