Prefeitura de Mariana visita áreas para implantação de diques de contenção da Samarco

Mariana,
09 de Dezembro de 2016

A Secretaria de Meio Ambiente, juntamente com os setores de Obras, Desenvolvimento Rural e o Departamento de Epidemiologia da Prefeitura de Mariana, realizaram, na segunda-feira (21), uma visita à empresa Samarco Mineração. O encontro visou conhecer os locais e a viabilidade referentes às implantações de três diques galgáveis e filtrantes de rejeitos ao longo Rio Gualaxo do Norte. A solicitação para a visita partiu dos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (Codema) para avaliar os impactos ambientais, logística e acessos junto à documentação licitatória do projeto.

Durante a visita as equipes percorrem toda extensão da barragem de Germano e Santarém, além do acompanhamento interno do sistema central de monitoramento, correias, adução de água e estruturas de apoio da empresa. O Secretario de Meio Ambiente, explica que, “a finalidade do dique é aumentar o tempo de residência da água no local, onde eles irão colocar um floculante e isso faz com que esse material desça para o fundo do rio, então ela vai limpar. Nosso papel é fiscalizar e acompanhar toda execução do dique e o que ficou definido é que vamos marcar uma nova reunião com o Codema e aguardar a aprovação dos conselheiros. São medidas que no meu ponto de vista essa é a melhor alternativa”, ressalta.

Segundo o engenheiro da Samarco, Orsini Maia, no projeto a instalação dos três diques se encontram respectivamente, na área da própria empresa Samarco, localizada próximo a Pequena Central Hidrelétrica de Bicas, o segundo dique, próximo a uma área na comunidade de Paracatu, já o terceiro dique se encontra fora do município de Mariana, localizado em Barra Longa. De acordo com o engenheiro, uma série de estudos foi realizada para a seleção e realização de instalação dos diques. “O processo se inicia através da limpeza do solo mole empurrando blocos para o fundo do rio. Ao adquirir resistência forte se começa a estrutura do dique. Esse dique terá em média 10 m de altura, entretanto, no futuro em que acabe o período de recuperação, será fácil de ser retirado. Isso facilita o processo de retornar a calha hídrica como ela era”, explica.

Prefeitura de Mariana visita áreas para implantação de diques de contenção da Samarco - Foto de Tamara MartinsPrefeitura de Mariana visita áreas para implantação de diques de contenção da Samarco - Foto de Tamara MartinsPrefeitura de Mariana visita áreas para implantação de diques de contenção da Samarco - Foto de Tamara Martins
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook