Itabirito comemora realização da 1ª Feira Artesanal de Saúde Mental

Itabirito,
12 de Novembro de 2011

Mais do que uma feira, um espaço para desenvolver habilidades e de integração social. Assim pode-se definir a 1ª Feira Artesanal de Saúde Mental da Prefeitura de Itabirito, desenvolvida pela Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial, o Caps Adulto. O evento aconteceu entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro, no Salão dos Ferroviários do Complexo Turístico da Estação, e teve o objetivo de “expor o artesanato produzido pelos atendidos do Caps, durante as oficinas realizadas em prol da melhoria do tratamento deles, mostrando suas habilidades e capacidade”, destacou Luizmar Rocha da Silva, coordenador do Caps Adulto de Itabirito.

Além dos atendidos do Caps, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itabirito (Apae) e a Associação dos Deficientes de Itabirito (ADI) participaram do evento e, durante a semana, venderam seus produtos e mostraram suas habilidades nas oficinas de Artesanato, Terapêuticas, Esportes e Dança. “Eventos como esse fazem com que a gente realize a inclusão social verdadeira. Além de termos uma venda muito boa, a feira serviu para aflorar as capacidades e a criatividade”, revelou Ivana Pereira, secretária e coordenadora dos projetos da ADI.

Dona Cecília Gurgel é paciente do Caps Adulto e, no último dia da feira, comemorou o sucesso das atividades. “Só tenho a agradecer a todos os profissionais que, durante todos esses anos, caminharam comigo. A eles devo os dias de hoje, pois nesses dias consigo ter um sorriso estampado no rosto”, expressou Cecília. O dinheiro arrecadado com a venda dos produtos será revertido em materiais para novas oficinas, passeios e melhorias no tratamento dos pacientes.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook