Itabirito: escorpiões invadem casas e colocam vizinhos do cemitério velho em estado de tensão

Itabirito,
27 de Outubro de 2017

Vigilância em Saúde Ambiental garante que faz inspeção quinzenal no local

O feriado dos finados está chegando e nesta data, dia 2 de novembro, muitas pessoas aproveitam para visitar túmulos e sepulturas de entes e amigos. Em Itabirito, a ocasião tem preocupado algumas pessoas, principalmente quem visita o cemitério São João Batista, mais conhecido como cemitério Velho. O local abriga grande quantidade de escorpiões, que inclusive, invadem casas vizinhas, aterrorizando os moradores.

O problema é recorrente na vizinhança há pelo menos oito anos, segundo os moradores, mas tem se agravado. Lucas Carvalho, que mora a 100 metros do cemitério, conta que teve de equipar sua residência para evitar a entrada do animal. “Gastei mais de R$ 500,00 na minha casa colocando tela para inibir a entrada de escorpiões, mas mesmo assim ainda ocorre. Todos os dias eu mato um animal, tem dia que até três, quatro. É um pesadelo, ainda mais que tenho duas crianças em casa, um de dois e uma de quatro anos, por isso não posso utilizar veneno. Não temos tranquilidade em nenhuma hora do dia, principalmente a noite, que é o horário que eles saem”, declara.

Para inibir a infestação, os moradores têm tentado de tudo, até mesmo investido em galinhas, principalmente da angola. Edilmon Dias de Queiroz, que já foi picado pelo animal, chegou a comprar mais de 30 galinhas da angola para soltar no cemitério. Os vizinhos afirmam que a ação diminuiu a infestação, mas não resolve o problema. “Eu sempre tomo precauções. Verifico todos os calçados, coloco veneno pela casa, tenho galinhas, mas isso não resolve, é preciso mais ação da prefeitura no cemitério”, pontua Edilmon, que já foi picado por escorpião no pé. “A dor é insuportável, contínua. Só depois de quatro dias é que senti alívio. A sensação é de que um pedaço do dedo está sendo cortado, uma dor que não tem trégua”.

Rynearson Faria Silva, vizinho do cemitério, reconhece que o problema é antigo, mas que tem se agravado. “Com as galinhas, chegou a amenizar um pouco a infestação, mas o cemitério também precisa melhorar muito, pois as gavetas não são lacradas totalmente, como deveria. Isso propicia a entrada de baratas, alimento do escorpião. É uma coisa de louco. Há pouco tempo coloquei uma tábua na beirada do muro da minha casa, que faz divisa com o cemitério, e depois de um mês, eu encontrei mais de 300 escorpiões”, atesta Faria, que ainda conta que na sua casa ninguém chegou a ser picado, mas que foi por pouco. “Tenho quatro filhos e um neto de dois meses. Minha filha já chegou a encontrar um escorpião debaixo do travesseiro quando estava grávida de nove meses. A Zoonose diz que não pode dedetizar, pois essa ação pode espalhar ainda mais escorpiões. Assim, temos que conviver com esse problema de baratas e escorpiões e na minha casa é muita quantidade, pois faço divisa com o muro do cemitério”, lamenta.

Prefeitura esclarece

Em nota, a prefeitura afirmou que desde 2014 a equipe de Vigilância em Saúde Ambiental tem realizado visitas preventivas em áreas e bairros de maior risco para o controle e prevenção de escorpiões. “Além de atender as solicitações da população, em caso de aparecimento do animal em residências, a Vigilância realiza controle periódico em locais públicos, como é o caso do Cemitério São João Batista. Em julho deste ano, a equipe passou a realizar a coleta de escorpiões quinzenalmente no local, capturando um total de 35 escorpiões em sete operações”, explica o texto.

Sobre as imagens de escorpiões capturados divulgadas na internet, a prefeitura garante que as coletas foram realizadas ao longo dos anos, e não somente agora.

Os moradores pedem uma ação mais efetiva do executivo municipal, que reafirma que continuará com o trabalho de controle e combate, com o acompanhamento de ambientes propícios à ocorrência e proliferação desses animais, bem como a conscientização da população. “Deste modo, é realizada a busca ativa e captura em todo e qualquer imóvel (área interna e externa) e a coleta de exemplares para catalogação”, enfatiza em nota.

Denuncie

Para denunciar a proliferação deste e de qualquer outro animal peçonhento e/ou que possa transmitir doenças, a população pode ligar para a Vigilância em Saúde Ambiental: (31) 3561-4033.

Prefeitura de Itabirito informa a população sobre o aparecimento de escorpiões

  • A Prefeitura de Itabirito esclarece a todos sobre a ocorrência de escorpiões na região do Cemitério São João Batista. A equipe de Vigilância em Saúde Ambiental, desde 2014, tem realizado visitas preventivas em áreas e bairros de maior risco para o controle e prevenção de escorpiões. Além de atender as solicitações da população em caso de aparecimento do animal em residências, a Vigilância realiza controle periódico em locais públicos, como é o caso do Cemitério São João Batista. Em julho deste ano, a equipe passou a realizar a coleta de escorpiões quinzenalmente no local, capturando um total de 35 escorpiões em sete operações. É importante ressaltar que as publicações em redes sociais referentes à captura de vários escorpiões dizem respeito às coletas realizadas ao longo dos anos no Cemitério.

Esclarecimentos

  • Os cemitérios são ambientes propícios para a ocorrência de baratas e escorpiões em qualquer município, uma vez que neles existem todos os requisitos necessários para a sua sobrevivência. Frestas em paredes e solos ou acúmulo de papelões, pilhas de tijolos, telhas e madeiras são o habitat perfeito para escorpiões, que têm a capacidade de permanecerem por meses sem se movimentarem e se alimentarem (o que dificulta o trabalho de combate por tratamento químico, conforme o Manual de Controle de Escorpiões do Ministério da Saúde, de 2009). Além disso, não percorrem longas distâncias, pois são animais que necessitam de abrigo. Os escorpiões têm hábito noturno e procuram lugares escuros e úmidos para se esconderem. São mais ativos durantes os meses mais quentes do ano, principalmente em período chuvoso. Contudo, devido às mudanças climáticas, nota-se que esses animais têm se apresentado ativos durante todo o ano.

Controle e combate

  • A intervenção para o controle de escorpiões consiste no acompanhamento de ambientes propícios à ocorrência e proliferação desses animais, bem como a conscientização da população. Deste modo, é realizada a busca ativa e captura em todo e qualquer imóvel (área interna e externa) e a coleta de exemplares para catalogação. As medidas de controle e manejo populacional de escorpiões baseiam-se na retirada/coleta dos escorpiões e modificações das condições do ambiente a fim de torná-lo desfavorável à ocorrência, permanência e proliferação desses animais. Algumas medidas preventivas consistem na redução dos ambientes que servem como abrigos aos escorpiões e a destinação adequada do lixo, a fim de evitar a proliferação de baratas, que são seu principal alimento.

Ações previstas

  • Além das ações preventivas de coleta e controle, a Vigilância em Saúde Ambiental já havia programado uma capacitação para os coveiros do Cemitério sobre segurança na captura e prevenção de acidentes para o dia 24 de outubro. A Equipe da Limpeza Urbana Municipal também realiza periodicamente mutirões com o intuito de recolher materiais e entulhos que possam servir de abrigo.

    Vigilância em Saúde Ambiental - Prefeitura Municipal de Itabirito

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook