Saúde oferece testes rápidos de ISTs em todas as unidades

Mariana,
27 de Outubro de 2017

Em Mariana, a população não precisa ir ao Centro para realizar os testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C. A partir desta segunda-feira (30), todas as unidades de saúde começam a oferecer exames gratuitos para diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Realizado a partir de uma coleta de sangue, o resultado do exame é entregue em até 30 minutos. Assim, caso seja positivo, o tratamento e medicação são ofertados pelo SUS e estão disponíveis no município.

Para a coordenadora do Serviço de Vigilância Sanitária, Thaís Rodrigues, promover o acesso ao exame é dever do município. “Temos que fazer a lição de casa e garantir à população o máximo suporte possível. Sabemos que o diagnóstico precoce garante um melhor resultado no tratamento”, afirmou.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, em Mariana, no ano de 2016 foram notificados 165 casos de ISTs. Já em 2017, são 229, até o mês de setembro. A sífilis teve crescimento de 728% entre 2015 e 2017 na população adulta. Neste ano, já são 51 casos até setembro. Em 2015, foram 7 casos diagnosticados e em 2016 foram 15.

Saúde oferece testes rápidos de ISTs em todas as unidades
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook