Itabirito ganha primeiros cães comunitários da cidade

Itabirito,
27 de Outubro de 2017

A Prefeitura de Itabirito ganhou dois novos mascotes na última sexta-feira, 20. Zezinho e Zezito, cães que já viviam no local, foram castrados, vacinados, vermifugados e adestrados para se tornarem cães comunitários oficiais, os primeiros da cidade.

A ação foi realizada pela Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Controle Animal (CCA) em parceria com a Secretaria de Administração e a empresa Pet Center, que realizou o adestramento dos animais de forma voluntária. Os cães passaram por treinamento durante três meses com o objetivo de ficarem mais sociáveis com pessoas e outros animais. “O trabalho realizado visou, principalmente, deixar os animais mais tranquilos e dóceis, sem estranhar pessoas diferentes do convívio diário, e ensiná-los a não correrem atrás de motos, como eles tinham costume”, explicou o adestrador Victor Augusto.

A partir de agora, os cães são de responsabilidade da administração municipal e dos servidores e já têm uma casa no pátio da Prefeitura. O acompanhamento veterinário, assim como o fornecimento de ração, fica a cargo do CCA. Já os cuidados diários são realizados por seis mantenedoras, servidoras da Prefeitura que acompanharam e participaram do treinamento para aprenderem a cuidar dos animais no dia a dia.

De acordo com a coordenadora do CCA, Ana Liz Bastos, esta é a ação inicial da regulamentação dos cães comunitários em Itabirito, projeto de grande importância para o município. O próximo passo é realização de uma audiência pública. “Os cães comunitários são animais sentinelas, pois auxiliam no controle de zoonoses, já que passam por exames frequentes. Além disso, recebem todos os cuidados necessários para terem uma vida saudável, sendo vacinados e castrados, o que ajuda no controle da população de cães abandonados. Percebemos que muitas pessoas já oferecem comida e água para os animais de rua, então precisamos oficializar isso”, explica.

Ainda de acordo com ela, o processo de adestramento foi fundamental para a oficialização dos cães da Prefeitura. “Muitas vezes, o comportamento do animal inviabiliza sua permanência como comunitário, já que devido ao histórico de maus- tratos que recebem nas ruas, podem se tornar arredios e ariscos. Felizmente, tivemos a oportunidade de contar com a parceria da Pet Center, que fez um excelente trabalho. A mudança de comportamento é visível”, conclui. Para o prefeito Alex Salvador, esta é mais uma atitude que comprova o compromisso da cidade com o bem-estar animal. “O trabalho de Vigilância em Saúde Ambiental está sendo bem desenvolvido na cidade. Desta forma, conseguimos fazer um controle efetivo de zoonoses e diminuímos o sofrimento dos animais”, explica.

Cães Comunitários

Cães comunitários são aqueles que apesar de viverem na rua, são cuidados por um grupo de pessoas que se responsabilizam por todos os cuidados com os animais, como saúde e bem-estar. O projeto é reconhecido pela Lei 21970 de 15/02/2016 do Estado de Minas Gerais.

Itabirito ganha primeiros cães comunitários da cidadeItabirito ganha primeiros cães comunitários da cidadeItabirito ganha primeiros cães comunitários da cidade
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook