Comunidade de Antônio Pereira participa da Câmara Itinerante

Ouro Preto,
27 de Outubro de 2017

Para aproximar a população dos trabalhos do Legislativo ouro-pretano, nessa terça-feira (24), a Câmara Itinerante esteve em Antônio Pereira. O programa foi realizado na Escola Estadual Antônio Pereira, onde pela manhã foram oferecidos diversos serviços, como confecção de carteiras de identidade; exibição de filmes; aferição de pressão arterial e glicose; assistência jurídica; emissão de CPF; agricultura familiar; entre outros.

A diretora da escola, Rita de Cássia Cerceaux e Rola, destacou que “é uma honra recebermos a Câmara Itinerante, uma oportunidade que a comunidade tem para tirar seus documentos e ter um dia diferenciado. Isso é importante, pois melhora a autoestima de todos, inclusive dos nossos alunos. É muito bom ser parceiro da Câmara”.

A moradora do distrito, Kerly Cristina Rodrigues Pettinati Caldeira, aproveitou a oportunidade para fazer a carteira de identidade dos dois filhos, Luiz Henrique Pettinati Caldeira, de quatro anos, e Ângelo Antônio Pettinati Caldeira, de oito anos. “Foi muito importante a Câmara ter vindo aqui. Sou moradora da Vila Samarco, subdistrito de Antônio Pereira, meu filho já está com quase nove anos, e eu nunca tirei a carteira de identidade dele, nunca arrumava tempo. Então, fiz o RG dele e do meu filho menor. Foi muito boa essa iniciativa de ajudar a comunidade”.

Logo após as atividades, foi realizada a reunião dos vereadores, quando a comunidade pôde utilizar a Tribuna Livre para fazer reivindicações e apresentar propostas aos parlamentares, como fez a estudante e moradora de Antônio Pereira, Meirielle Júnia César. “A saúde aqui está decadente, você vai ao posto de saúde e não consegue ficha, pois são 15 fichas por dia. Então, acaba que eu tenho que me deslocar para Mariana para resolver um problema que deveria ser resolvido por Ouro Preto”.

Já o diretor da Escola Estadual Professora Daura de Carvalho Neto, Fabrício Santos, pediu melhorias para o entorno da sua instituição de ensino. “A gente convive com muita poeira e buracos. Poeira essa que tem prejudicado a saúde de cerca de 700 crianças da nossa escola e também dos docentes”. Diante da grande presença dos moradores na reunião, o vereador Vander Leitoa (PV) disse estar muito feliz com a participação de todos, com a comunidade presente e cobrando melhorias. “Antônio Pereira durante muito tempo foi o distrito que mais mandou dinheiro para Ouro Preto e menos recebeu investimentos. Então, a comunidade está de parabéns em participar. Isso é muito importante”.

“É distrito com maior participação popular na reunião itinerante. A reivindicação justa dessa comunidade é antiga, que é o investimento. Trata-se do distrito que, nos últimos anos, trouxe mais rendimentos para a receita do município, devido às mineradoras atuarem no local, e a gente percebe, até hoje, o pouco investimento desses recursos, o que gera insatisfação dos moradores”, ponderou o presidente da Câmara, Wander Albuquerque (PDT).

Ao final da reunião, os edis fizeram um requerimento, que será encaminhado ao Semae, para que o órgão informe se há algum problema em relação à manobra de água no distrito. Do mesmo modo, foram feitos dois requerimentos, que serão encaminhados ao Executivo, solicitando informações referentes aos valores perdidos e devolvidos em relação às obras de saneamento em Antônio Pereira e também informações sobre os motivos pelos quais os dados da Cfem (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais) não estão disponibilizados no Portal da Transparência. Uma indicação também foi feita solicitando melhorias para o distrito conforme pedidos dos próprios moradores.

A próxima edição da Câmara Itinerante acontece no dia 7 de novembro, terça-feira, em Amarantina.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook