Itabirito lança campanha para implantação de sacolas ecológicas no município

Itabirito,
10 de Março de 2012

Com o lema “Preservando o meio ambiente, construindo um futuro melhor para todos”, a Prefeitura de Itabirito deu um importante passo para o desenvolvimento sustentável da cidade. No dia 26 de fevereiro, o Cine Teatro Pax foi palco do lançamento oficial da campanha de conscientização sobre a proibição da distribuição das sacolas plásticas no comércio. “Já desenvolvemos ações que contribuem com a preservação do meio ambiente, como a coleta seletiva e a reciclagem, mas é preciso que a mudança ocorra primeiramente em cada um, para que possamos construir um mundo melhor e sustentável”, enfatizou o Prefeito Manoel da Mota.

O encontrou reuniu comerciantes e moradores de Itabirito e esclareceu as dúvidas sobre a substituição das sacolas plásticas por similares biodegradáveis, prevista na lei nº 2825, que passa a valer a partir do dia 9 de abril. “Agora é a nossa vez. Convido todos a exercer a sua cidadania, a mudar seus hábitos, a contribuir para um mundo melhor. Todos juntos faremos da nossa cidade um grande exemplo”, destacou Marina Sardinha, secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

O vereador Edgar Franzen, autor da lei, que também esteve no lançamento da campanha, falou sobre a importância da iniciativa. “Essa campanha é muito significativa para a nossa cidade. Ao termos a consciência de que podemos, devemos e possuímos condições de colaborar com a preservação do meio ambiente, a vida fica muito melhor”, reforçou.

“A cidade está de parabéns, pois Itabirito é o primeiro município do interior de Minas Gerais a implantar o mesmo sistema que aderimos em Belo Horizonte. A lei de proibição das sacolas plásticas nos comércios está em tramitação na Assembleia Legislativa e, em breve, será lei no estado”, explicou o superintendente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Adilson Rodrigues, que também esteve no evento.

“Essa é uma ação que beneficiará a todos nós. Em casa, eu tento fazer o possível para contribuir com meio ambiente e já levo a minha sacola retornável quando vou ao supermercado”, encerrou Sônia Maria Martins Barros, 56 anos, moradora do bairro Nossa Senhora de Fátima.

Reuniões

Hoje, em Itabirito são consumidas aproximadamente 10.000 sacolas plásticas por dia, ou seja, 3.650.000 sacolinhas por ano. Para que a nova lei seja bem aceita, a Prefeitura realiza quatro encontros, sempre às 19h30, com o objetivo de esclarecer as dúvidas e apresentar alternativas para a população: dia 7 e dia 9, na Casa de Cultura Maestro Dungas; dia 13, na Escola Municipal Manoel Salvador, no bairro São José; e dia 14, na Escola Estadual Engenheiro Queiroz Junior, no Centro. Participe e faça sua parte em prol do meio ambiente!

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook