Itabirito substitui sacolas plásticas por sacolas ecológicas

Itabirito,
11 de Abril de 2012

Várias ações conscientizaram a população de Itabirito, que, a partir de 9 de abril, não usará mais sacolas plásticas

Desde o dia 9 de abril, a Prefeitura de Itabirito investe em mais uma ação para a preservação do meio ambiente: a substituição das sacolas plásticas por sacolas ecológicas. Há alguns meses, a campanha de conscientização “Preservando o meio ambiente, construindo um futuro melhor para todos” vem destacando a importância da substituição para o meio ambiente e sanando as dúvidas da população e comerciantes sobre a proibição das sacolinhas plásticas. “Este é importante passo para o desenvolvimento sustentável da nossa cidade. Itabirito está à frente com essa iniciativa, pois é a primeira cidade do interior de Minas a implantar o mesmo sistema aderido em Belo Horizonte”, ressalta o prefeito.

Para promover a campanha nas escolas a Divisão de Educação Ambiental da Prefeitura criou o “Dia D”. Na última semana de março, alunos de todas as escolas do município promoveram diversas ações para reforçar a substituição das sacolas plásticas por sacolas ecológicas. “Ficamos muito surpreendidos com os resultados. Todas as escolas estão de parabéns pelos belíssimos trabalhos desenvolvidos com os alunos”, comemora Aparecida Cristina, chefe de Divisão de Educação Ambiental.

Durante a semana do “Dia D”, as escolas promoveram exposições de materiais reciclados, passeatas de conscientização e até mesmo produziram sacolas ecológicas a partir de camisetas, que não eram mais usadas, como alunos da Educação para Jovens e Adultos, EJA, do Centro Educacional Municipal de Itabirito (CEMI). A aluna do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Loura Aparecida Caetano, achou muito interessante a atividade. “Eu gostei muito, pois com este trabalho nós promovemos duas ações de preservação do meio ambiente: a reciclagem, por usar camisas, que não seriam mais usadas e a produção da sacola ecológica”, explicou a aluna.

Na última sexta-feira, dia 30 de março, alunos do CEMI promoveram uma passeata para mobilizar a população. Para a moradora do bairro Santa Efigênia, Marinete Francisca Pires, a iniciativa é muito admirável, pois “é preciso que a população perceba a importância de se preservar o meio ambiente e quando esta conscientização é feita por crianças e jovens o resultado é mais visado”, finaliza. A população pode saber mais sobre a lei que substitui as sacolas plásticas pelas ecológicas no site da Prefeitura de Itabirito, disponível em www.itabirito.mg.gov.br.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook