Jovens de Itabirito ganham mais uma oportunidade de capacitação

Itabirito,
24 de Setembro de 2011

No último dia 19, oitenta e quatro jovens de Itabirito, entre 18 e 22 anos, participaram da segunda aula inaugural do Programa de Formação Profissional Jovem Aprendiz, uma parceria entre a Vale, a Prefeitura de Itabirito e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O evento aconteceu na sede da Associação Comercial e Empresarial de Itabirito (Acei) e foi o ponta pé inicial para os aprovados no processo seletivo para os cursos de Elétrica, Mecânica e Solda.

Esses jovens se juntaram a outros 48 adolescentes que, no dia 2 de setembro, iniciaram os cursos de Aprendizagem Industrial em Mecânica e Aprendizagem Industrial em Pelotização. De acordo com secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Magno de Almeida, que representou o Prefeito Manoel da Mota na ocasião, o programa tem como objetivo “capacitar e qualificar os jovens profissionais, oferecendo melhores condições de renda e carreira profissional para os itabiritenses”.

A aprovada para o curso de Mecânica, Gracielle Fernanda da Silva Fernandes, de 20 anos, está empolgada com a nova oportunidade de profissionalização. “Hoje em dia, o mercado de trabalho busca trabalhadores qualificados e eu quero fazer parte desse mercado. Estou buscando alternativas para isso, através das empresas de Itabirito e da própria Prefeitura, onde eu tive oportunidade de fazer cursos pelo Núcleo de Assistência à Juventude, um projeto valioso que engrandeceu meu currículo”, contou a aluna.

Nessa parceria, a Prefeitura responsabiliza-se pelo transporte dos alunos. As aulas teóricas são ministradas no Senai de Ouro Preto, porém a Prefeitura anuncia a aquisição de um terreno, onde será instalada, em breve, a unidade da instituição em Itabirito, ideal para atender mais de 700 pessoas.

As aulas práticas acontecem nas unidades da Vale, quando os jovens são acompanhados por profissionais e, os que tiverem um bom desempenho, têm grande chance de contratação na empresa. “A oportunidade de vivenciar os conhecimentos do dia a dia facilitará para o desenvolvimento da carreira desses jovens. A experiência da parte prática facilita o aprendizado teórico e acrescenta no conhecimento”, finalizou Otto Rezende, da Gerência Geral de Operações de Mina de Itabirito.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook