Julifest comemora Bodas de Prata com mais de 100 mil participantes em quatro dias de evento

Itabirito,
22 de Julho de 2016

Na 25ª edição da festa, organização e segurança foram destaques ao lado das grandes atrações e da beleza das barracas

A Julifest comemorou seus 25 anos de história em grande estilo. Ao longo de quatro dias de festa, milhares de pessoas passaram pela Praça dos Inconfidentes para conferir shows de músicos brasileiros consagrados, os talentos de artistas itabiritenses, além do espetáculo de criatividade das barracas montadas pelas associações de bairro. De acordo com a organização, foram mais de cem mil visitantes nos quatro dias, enquanto a PM contabiliza cerca de 80 mil. Tudo isso em torno de um clima tradicional das festas de São João, com comidas típicas, quadrilhas e muita animação.

A festa começou na quinta-feira com o show Valencianas, que trouxe ao palco o músico Alceu Valença acompanhado da Orquestra Ouro Preto. Na sexta foi a vez da cantora baiana Daniela Mercury agitar o público com um show de mais de duas horas. No sábado, houve atração em dose dupla, com samba do grupo Beco do Rato e Arlindo Cruz à tarde e Chitãozinho e Xororó à noite. E no domingo o cantor sertanejo Gusttavo Lima fechou a festa com chave de ouro. Mesmo experientes, os artistas se encantaram com a festa. “Fiquei encantada com a cidade e com a decoração da festa. Gosto muito de cantar em Minas Gerais, especialmente em uma cidade que preza tanto pela cultura. Costumo brincar que gosto mais de festa junina do que de carnaval e estou feliz de participar hoje”, contou Daniela Mercury, que apresentou o show Baile da Rainha Má.

Angelina Fernandes veio com a família do Espírito Santo do Pinhal, em São Paulo, para visitar a afilhada em Itabirito e aproveitou para conhecer a Julifest. Mais do que os grandes shows, ela ficou impressionada com a organização e também encantada com o cardápio. “Programamos a visita para a época da Julifest justamente para conhecer. É uma festa impressionante, bem organizada e com uma ótima estrutura de segurança. As barracas são lindas e eu adorei o pastel de angu com recheio de umbigo de banana”, afirma.

A impressão da turista é confirmada pelo capitão da Polícia Militar, Gláucio Sigaud. Segundo ele, o número de ocorrências na Julifest foi irrisório e ao longo dos quatro dias de evento tudo transcorreu de forma bastante tranquila. “Esse foi um dos anos mais tranquilos na Julifest. Não houve nenhuma ocorrência contra a pessoa e o índice foi próximo de zero”, afirma. No total, por dia, 50 PMs e 40 guardas municipais atuaram na segurança do evento.

Rainhas da festa

Os festejos da 25ª edição do Julifest começaram com o concurso que elege a rainha e as princesas da festa. No total, dez meninas, entre oito e 12 anos, representando algumas das associações de moradores que participaram da festa, disputaram o título. As concorrentes foram avaliadas por cinco jurados ligados ao mundo da moda, beleza e fotografia. “É um privilégio poder prestigiar e incentivar as meninas que possuem essa vontade de participar de um momento cultural importante na nossa cidade. É muito interessante ver que, mesmo se tratando de um concurso, elas mantêm o clima de amizade, sem rivalidade”, frisou Luciana Costa Coelho, proprietária da loja Leeveste Kids, que foi jurada pela primeira vez.

A grande campeã da noite foi a representante do bairro Santa Rita, Mary Eduarda Ferreira, de 10 anos, que recebeu a faixa de rainha das mãos da vencedora de 2014, Letícia Gabriela Braga da Silva. “Fiquei muito emocionada com o título. Fui convidada pela associação e ensaiei muito para participar”, disse emocionada. As princesas da festa foram as representantes do bairro Vila Gonçalo, Rafaela de Moura, e do bairro Pedra Azul, Maria Eduarda Félix.

Show à parte das barracas

Os grandes artistas certamente atraem muito público para a Julifest, mas quem participa da festa se encanta com a criatividade na montagem das barracas. Todos os anos, a Julifest premia as associações de bairro que construíram os melhores espaços e este ano foi a vez de coroar um campeão inédito. A Associação do Bairro Pedra Azul conquistou o primeiro lugar pela primeira vez, com uma decoração cheia de detalhes e com todos os integrantes trajados como personagens da turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Segundo Ronaldo Lisboa, presidente da associação, a proposta foi a de resgatar a “cozinha de dona Benta” e este ano eles capricharam nos detalhes para conquistar o título. “Todos os anos nós ficamos entre os primeiros, mas nunca havíamos chegado na primeira posição. Nós trabalhamos com muito afinco, pois pretendemos usar o dinheiro arrecadado na festa, mais o dinheiro do prêmio para construir o salão da associação”, conta Ronaldo.

O pódio com as cinco melhores barracas foi completado pelas associações dos bairros Praia, Santa Rita, Vila Gonçalo e Munu. Os prêmios para as barracas variaram de R$3mil a R$8 mil para os cinco primeiros colocados e foram arcados por patrocinadores.

Cardápio musical e culinário com a cara de Itabirito

Os nomes das principais atrações do Julifest impressionam e atraem muito público, mas os músicos itabiritenses também encantaram a multidão nos quatro dias de festa. Na programação, houve duplas sertanejas locais, banda brega, música popular, entre outros. Um dos destaques foi a banda Galaxy, que é uma banda de baile, e aproveitou a festa para gravar um DVD que comemora 10 anos de estrada.

“A banda nasceu em Itabirito, na Julifest, mas fazia três anos que não tocávamos aqui. Para nós, é um momento especial poder gravar nosso DVD de 10 anos nessa festa, pois vamos tocar não só para o público da nossa cidade, mas também para os nossos familiares”, afirma a diretora de marketing da banda, Ana Luíza Batista.

Outra marca da cultura itabiritense na festa fica evidente na culinária. Todas as barracas comercializam o pastel de angu, receita típica de Itabirito. Durante a Julifest, os comerciantes oferecem uma grande variedade de recheios do pastel para encantar os turistas, incluindo o famoso umbigo de banana.

A Julifest contou ainda com a apresentação de seis grupos de quadrilha, muitos já tradicionais na festa. Outro destaque da programação foi a participação da Orquestra Show da Polícia Militar, que aproveitou o evento para gravar um CD e DVD em homenagem aos 30 anos do grupo.

A Julifest

Mais do que uma festa junina, a Julifest é um programa social que mobiliza as associações de bairro de Itabirito. Coordenadas pelas secretarias de Assistência Social e Patrimônio Cultural e Turismo, as associações aproveitam o evento para comercializar bebidas e comidas típicas e fazer caixa para a organização.

No lugar de barracas para atender ao público, as associações levantam verdadeiras casas decoradas com o mote junino. As construções, aliás, são um dos charmes da festa, pois abusam da criatividade e ressaltam a competitividade entre as associações, uma vez que há um concurso para premiar as melhores no último dia de festa.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook